Campos do Jordão lança Observatório do Turismo 2023

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Levantamento de dados apresenta os perfis dos visitantes, desenvolvimento econômico e análise detalhada do fluxo turístico


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Campos do Jordão lançou o Observatório do Turismo 2023, projeto que tem como finalidade realizar estudos e pesquisas e divulgar informações sobre a evolução da atividade turística.

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De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os dados do setor são atualizados com base nos levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Data MPE Brasil. A amostragem, realizada durante o ano passado, contou com 7.747 cadastros de fretamento turístico de 733 fichas de visitantes no ano passado na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, bem como no portal da cidade.

“Com esse novo estudo do Observatório, conseguimos ainda mais dados sobre os perfis dos visitantes, incluindo suas preferências, origens geográficas e comportamentos durante a estadia. Isso permite uma análise detalhada do fluxo turístico, facilitando a identificação de tendências”, comenta Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão.

A pesquisa também apresenta a renda média por faixa etária, dados econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, percentual de receitas externas, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), total de receitas e despesas; além de fluxos de visitantes de 2019 a 2022; análise temporal; quantidade de dias que os turistas ficam em média na cidade; pesquisa de faixa etária, gênero, local de origem; tipo de hospedagem, meios de transporte; motivo da viagem, quantidade de visitas, perfil dos entrevistados, atividade laboral, tempo de permanência, estado de origem, escala de fretamento, tipo de veículo e taxa de ocupação.

O estudo mostra a faixa etária de visitantes adultos. As pessoas com mais de 60 anos foram a maioria (24%) no ano passado, seguidos pelos turistas que têm entre 50 a 60 anos (23%), 41 a 49 anos (17%), 26 a 35 anos (15%), 36 a 40 anos (15%) e de 18 a 25 anos (6%). Existem diversos perfis de público como casal (53%), família (30%), grupo de amigos (11%) e sozinho (6%).

As principais cidades de origem mencionadas foram São Paulo (34%), Rio de Janeiro (14%) e Curitiba (5%). Já os estados, destacaram-se São Paulo (47%), Rio de Janeiro (14%), Minas Gerais (10%), Paraná (5%), Santa Catarina (4%), Bahia (3%) e Espírito Santo (3%). Em relação aos turistas estrangeiros, Argentina, Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Israel foram mencionados como países de origem.

No levantamento, o hotel foi o principal meio de hospedagem da cidade com 44%, na sequência pousadas (21%), turismo de um dia sem necessidade de estadia (18%) e AirBnb (7%). Os meios de transporte mais utilizados foram os automóveis com 77% e ônibus linha intermunicipal com 14%.

Os motivos da viagem dos participantes foram questões de lazer (97%) e negócios (2%). Quanto ao número de vezes que os entrevistados visitaram Campos do Jordão, a maioria estava pela primeira vez (69%). Quem se registrou pela segunda vez correspondia a 12%, pela terceira vez, 7%, e pela quarta vez ou mais, 12%.

A evolução do fluxo de visitantes nos últimos cinco anos apresentou um avanço, em 2019 (ano pré-pandemia), o destino recebeu 4.946.258 visitantes, já em 2020 teve uma queda de 26% em relação ao ano anterior, chegando a 3.663.948. Em 2021, aumentou 29% em comparação a 2020; e depois 8% em 2022. Já em 2023, a cidade alcançou 5.505.230, crescimento de 9% em relação a 2022.

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