Chocofest começa nesta quinta-feira (11 de abril); veja a programação do maior evento de Páscoa do Brasil

Continua depois da publicidade

O Chocofest será realizado pela segunda vez consecutiva na cidade de Nova Petrópolis, no Sul do Brasil

Edição do DIÁRIO

A Serra Gaúcha é palco, a partir de quinta-feira, dia 11, do maior e mais popular evento de Páscoa do País. O Chocofest atrai milhares de visitantes de todo o Brasil há 21 anos, sendo um dos eventos do calendário gaúcho que mais impulsiona a economia das cidades serranas no Rio Grande do Sul. O evento ocorre de 11 a 21 de abril em Nova Petrópolis/RS.

O Chocofest é também uma grande vitrine nacional para os produtores do famoso chocolate caseiro da Serra Gaúcha. As principais marcas do segmento se tornaram conhecidas e passaram a comercializar seus produtos e chocolates para todo o Brasil a partir da criação do evento há mais de duas décadas. Referência nacional quando o assunto é chocolate caseiro, a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula), na Serra Gaúcha, abriga as principais marcas deste segmento no País. São mais de 50 empresas fabricantes de chocolate caseiro.

O mercado está aquecido para o período de Páscoa em 2019. A previsão é de um aumento de 8% na produção de chocolates para o período. Serão aproximadamente 1,2 mil toneladas de chocolate caseiro produzidos e distribuídos em unidades de venda de todo o País.

Veja também as mais lidas do DT

Nas ruas, a decoração já chama a atenção de quem passa pela Avenida 15 de Novembro e pela Rua Coberta da cidade. São guirlandas, coelhos e mais de 10 mil ovos decorados de todas as cores e tamanhos espalhados por toda a cidade. O Chocofest já teve edições em Canela/RS, Gramado/RS e, em 2018, chegou a Nova Petrópolis (juntando-se a Magia da Páscoa) e se tornando um marco para o setor de Turismo e Eventos da cidade, provocando um grande fluxo de turistas de todo o Brasil e a lotação da rede hoteleira de toda a Região das Hortênsias.

O diretor do evento, Eduardo Zorzanello, explica as novidades para este ano. “Teremos mais decoração nas ruas. Serão 10 mil ovos decorados de todos os tamanhos nas ruas e em toda a área central. Além disso, o evento terá mais de 300 pessoas da comunidade atuando nas atrações principais, o que mostra o perfil comunitário do Chocofest na Magia da Páscoa. Teremos 100% de ocupação dos leitos em toda a região”.

“Nós sozinhos não conseguimos nada, porém com esta pegada comunitária que faz parte do povo de Nova Petrópolis, novamente teremos na cidade o principal evento de Páscoa do Brasil”, disse o secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt.

Formato e atrações para 2019

O evento terá decoração das ruas em uma mescla da tradicional Magia da Páscoa, com os elementos já consagrados do Chocofest. As atrações principais:

– Planeta das Guloseimas: será na Rua Coberta e terá feira, Vila de Açúcar, Pintura em Chocolate, Casa da Bruxa, Espaço do Coelho reciclador e Multipalco com atrações diárias

– Desfile de Páscoa: o tradicional desfile do Chocofest é a principal atração do evento e deverá colorir as ruas da cidade aos fins de semana

– Espetáculos teatrais e culturais

– Árvore da Páscoa Osterbaum: tradicional ação com envolvimento da comunidade, que, com ovos coloridos, enfeita as árvores da cidade

– Rastro do Coelho: caça ao ninho em pontos turísticos, como na Aldeia do Imigrante e no Labirinto Verde

– Páscoa pelo Mundo: artistas convidados retratam sua visão de Páscoa pelo mundo em ovos de tamanho gigante através da pintura

– Casa da Vovó Coelha: espaço para oficinas, culinária e produtos

O acesso a 100% das atrações culturais e artísticas é gratuita. Confira a programação completa clicando aqui.

Desfile de Páscoa

Principal atração do evento, o Desfile de Páscoa do Chocofest reúne milhares de visitantes ao longo da Avenida 15 de Novembro às 15h30 de sábado e domingo. A apresentação ao ar livre conta com carros alegóricos e centenas de personagens e integrantes das escolas municipais e da comunidade. Os desfiles estão programados para os dias 13, 14, 20 e 21 às 15h30, com entrada gratuita. Em caso de chuva o Desfile pode ter seu horário alterado ou pode ser cancelado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade