Colômbia é exemplo do poder do turismo na revitalização urbana e social

Continua depois da publicidade

“O turismo cria meios de subsistência e oferece empregos e investimentos”, afirma a presidente do ProColombia, Flavia Santoro

Edição DIÁRIO com agências

A diversidade de atrações é um dos grandes trunfos da Colômbia para fomentar o turismo. O destino oferece praias e roteiros de aventuras, urbanos, histórico e cultural. O turismo no país concilia atrações conhecidas e outras consideradas tesouros.

A Colômbia viveu uma transformação nos últimos anos 30 anos. O principal exemplo é Medelin, cidade que superou a violência para se tornar um importante destino turístico criativo do país.

Veja também as mais lidas do DT

Desde 2015 que ela não figura mais na lista das 50 cidades mais violentas do mundo. Por tudo isso, passou a ganhar ainda mais importância o Turismo comunitário, modalidade em crescimento e que amplia o potencial de atrair visitantes.

Por esse histórico, Medellín sediará o Meaningful Travel Summit, que acontecerá entre os dias 7 a 11 de novembro. O evento organizado pela ProColombia, Impulse Travel (agência de viagens colombiana) e Tourism Cares (organização americana dedicada a apoiar projetos sociais através da indústria de viagens) irá conectar 30 indústrias internacionais, profissionais e agentes locais com o objetivo inspirar e apoiar empresas e experiências sociais locais para ampliar o seu impacto social, econômico e ambiental.

“Queremos que esses profissionais testemunhem, por meio de conversas significativas e visitas experimentais à comunidade em Medellín como o turismo cria meios de subsistência e oferece empregos e investimentos”, afirma a presidente do ProColombia, Flavia Santoro.

Medellín

Medellín possui uma altura que permite não ser muito frio nem muito quente. O clima tropical do destino atrai reuniões e congressos internacionais o ano todo. A hospitalidade é um grande destaque do turismo do país.

Um dos pontos que merecem ser visitados é a Comuna 13, comunidade que se tornou núcleo turístico e que inspira com sua história de resiliência e transformação social. Conhecer este lugar de perto permite tomar consciência das inúmeras experiências e expressões que nela se vão fermentando.

O passeio Graffitour, um dos mais famosos do local, percorre murais de artistas, principalmente locais, que deram testemunho de resiliência através da arte.

Os viajantes também podem deixar o ritmo do break dance contagiar no bairro Las Independencias. Lá você também vai conhecer a primeira escada pública e gratuita elétrica criada para facilitar a mobilidade dos moradores do bairro.

A Plaza Botero abriga figuras monumentais de bronze nos arredores do Museu de Antioquia, um dos lugares mais emblemáticos e tradicionais de Medellín: o Parque Berrío, que abriga o único espaço ao ar livre do mundo com 23 esculturas de Fernando Botero.

Já Moravia, um dos bairros mais icônicos de Medellín, esbanja 30 mil m² de jardins. Tudo isso foi feito e é cuidado pelos moradores locais. O destaque desta região é também o turismo comunitário com várias opções de experiências locais.

Medellín tem a um dos bairros mais legais do mundo segundo a revista americana Time Out. O centro da cidade é a única representante da América Latina na lista das 49 dos bairros mais “cool” do mundo, ficando na 12ª posição.

Ele reúne uma mistura entre cultura e natureza bem na região central da cidade. Entre as atividades que se pode fazer na região estão assistir a um espetáculo de tango no Málaga Hall, um popular café-bar local e uma caminhada pela Praça Botero, onde estão mais de 20 peças do escultor Fernando Botero.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade