Motoristas que precisam chegar ao Aeroporto de Congonhas pela Avenida Washington Luís, no sentido bairro-centro, deverão utilizar uma nova entrada; reforma bilionária segue até 2028 e promete transformar o aeroporto paulistano
REDAÇÃO DO DT
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, inicia neste sábado (13) uma nova etapa de sua ampla modernização, com mudanças temporárias no acesso de veículos ao terminal de passageiros. A alteração afeta quem trafega pela Avenida Washington Luís no sentido bairro-centro e faz parte do cronograma das obras conduzidas pela concessionária Aena.
Segundo a administradora do aeroporto, o acesso atualmente utilizado pelos motoristas será fechado para permitir o avanço das intervenções no local. Com isso, os condutores deverão utilizar uma entrada alternativa, posicionada cerca de 50 metros adiante da atual. Após acessar a via interna, será necessário seguir à direita na primeira bifurcação para chegar às áreas de embarque e desembarque.
A rota para veículos que chegam ao aeroporto pelo sentido centro-bairro da Avenida Washington Luís permanece sem alterações.
Como chegar ao aeroporto de Congonhas: nova sinalização
As mudanças foram definidas em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pela implantação da sinalização temporária no entorno do aeroporto.
A expectativa é garantir a fluidez do trânsito e minimizar impactos durante o período de obras, que deve se estender pelos próximos anos.
Reforma de R$ 2,4 bilhões vai ampliar capacidade
A remodelação de Congonhas é considerada uma das maiores já realizadas no terminal. O investimento previsto pela Aena chega a R$ 2,4 bilhões, com conclusão programada para junho de 2028.
Entre as principais melhorias está a ampliação da capacidade operacional do aeroporto. O pátio de aeronaves passará de 30 para 37 posições de estacionamento, enquanto a movimentação anual poderá alcançar até 30 milhões de passageiros.
O terminal de passageiros também ganhará dimensões muito maiores. A área construída será ampliada de aproximadamente 40 mil metros quadrados para mais de 100 mil metros quadrados.

Mais pontes de embarque e sistema moderno de bagagens
O projeto prevê ainda a expansão do número de pontes de embarque, que passará de 12 para 19. Com isso, cerca de 70% dos passageiros poderão acessar as aeronaves diretamente pelo terminal, reduzindo a necessidade de transporte por ônibus.
Outra frente importante envolve o processamento de bagagens. O novo sistema elevará de três para dez os carrosséis disponíveis, melhorando a capacidade de atendimento e reduzindo filas.
Obras serão concluídas em cinco etapas
O cronograma de modernização foi dividido em cinco fases principais:
- Entrega de hangares temporários e novos espaços de carga;
- Construção do novo píer de passageiros e recuperação de estruturas históricas;
- Instalação das pontes de embarque e dos sistemas automatizados;
- Ampliação do pátio e das áreas de desembarque;
- Entrega definitiva do novo complexo aeroportuário e das pistas de taxiamento.
Área remota já recebeu melhorias
Enquanto o novo terminal não fica pronto, parte das melhorias já começou a ser percebida pelos passageiros. A área de embarque remoto localizada no piso inferior foi ampliada de 1,4 mil m² para 3,3 mil m².
O espaço recebeu novos assentos, opções de alimentação e lojas comerciais, oferecendo mais conforto aos usuários que utilizam os portões remotos.

Congonhas poderá voltar a receber voos internacionais
Um dos objetivos mais ambiciosos da expansão é permitir que Congonhas volte a operar rotas internacionais regulares para países da América do Sul.
Com a ampliação da infraestrutura aeroportuária, o terminal terá condições de receber aeronaves maiores, como o Airbus A321neo e o Boeing 737 MAX 10. Isso abre caminho para futuras ligações diretas com cidades como Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, mercado que deixou de operar no aeroporto na década de 1980.
Monotrilho deve reforçar acesso ao terminal
Outro fator considerado estratégico para o futuro de Congonhas é a integração com a rede de transporte sobre trilhos da capital paulista.
A nova estação da Linha 17-Ouro do monotrilho, em fase final de implantação pelo Governo de São Paulo, será conectada diretamente ao aeroporto. A expectativa é reduzir a dependência do transporte rodoviário e amenizar um dos principais desafios históricos do terminal: o intenso tráfego da Avenida Washington Luís.
Com a nova conexão, a Aena aposta em mais facilidade para quem deseja chegar ao aeroporto de Congonhas de forma mais rápida e confortável, fortalecendo o papel do terminal como um dos principais do país.




