Congresso dos EUA certifica a vitória de Biden horas após terrível ataque ao Capitólio

Continua depois da publicidade

O Congresso retomou seu trabalho certificando a vitória do Colégio Eleitoral de Biden na noite de quarta-feira, após as cenas caóticas no Capitólio, com o debate se estendendo até as primeiras horas da quinta-feira (6).

Após o debate, o Senado e a Câmara dos Representantes rejeitaram duas objeções à contagem e certificaram a votação final do Colégio Eleitoral, com Biden recebendo 306 votos e Trump 232 votos.

O vice-presidente Mike Pence, ao declarar os votos finais totais por trás da vitória de Biden, disse que isso “será considerada uma declaração suficiente das pessoas eleitas presidente e vice-presidente dos Estados Unidos”.

Veja também as mais lidas do DT

A vice-presidente eleita Kamala Harris assumirá o cargo ao lado de Biden em 20 de janeiro.

O resultado do processo de certificação nunca esteve em dúvida, mas foi interrompido por desordeiros – estimulados por Trump – que forçaram seu caminho através de barricadas de segurança de metal, quebraram janelas e escalaram paredes para abrir caminho para o Capitólio.

A polícia disse que quatro pessoas morreram durante o caos – uma por ferimentos a bala e três por emergências médicas – e 52 pessoas foram presas.

Alguns sitiaram a câmara da Câmara dos Representantes enquanto os legisladores estavam lá dentro, batendo em suas portas e forçando a suspensão do debate sobre a certificação. Oficiais de segurança empilharam móveis contra a porta da câmara e sacaram suas pistolas antes de ajudar legisladores e outros a escapar.

O ataque ao Capitólio foi a culminância de meses de retórica crescente em torno da eleição de 3 de novembro, com o presidente republicano repetidamente fazendo afirmações falsas de que a votação foi fraudada e pedindo a seus apoiadores que o ajudem a superar sua derrota.

Alguns republicanos proeminentes no Congresso criticaram fortemente Trump, colocando a culpa pela violência do dia diretamente sobre seus ombros.

“Não há dúvida de que o presidente formou a turba, o presidente incitou a turba, o presidente se dirigiu à turba. Ele acendeu a chama ”, disse a presidente da Conferência Republicana da Câmara, Liz Cheney, no Twitter.

O senador republicano Tom Cotton, um importante conservador de Arkansas, pediu a Trump que aceitasse sua derrota nas eleições e “pare de enganar o povo americano e repudie a violência da multidão”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade