Considerações sobre a imprensa especializada em turismo

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Um dos principais instrumentos da democracia é a liberdade de imprensa. Graças a ela o mundo tem a possibilidade de fazer denúncias, ouvir opiniões distintas sobre vários assuntos e esclarecer a opinião pública sobre políticas e temas da Cidadania.

por Bayard Boiteux*


A atividade turística tem alguns veículos de difusão. Veiculam com bastante frequência as mesmas informações baseadas em pessoas e não em temas que poderiam ajudar a discutir assuntos polêmicos como segurança, planejamento, infraestrutura. Não abrem espaço para o contraditório e quase que vivem dos releases enviados pelas assessorias de imprensa.

Alguns parecem apenas veicular informações de seus anunciantes. Falta-lhes discernimento para o tipo de notícia que seria benéfica para a discussão do turismo e o conhecimento de empresas, que trazem inovação e resiliência.  As empresas gostam de divulgar seus diretores, como se fossem os únicos responsáveis pelo sucesso da gestão. Falam o tempo todo na primeira pessoa do singular. Poucas divulgam dados econômicos para demonstrar a efetiva colaboração do setor para a economia brasileira. Em alguns momentos penso estar lendo colunas sociais.

Alguns parecem apenas veicular informações de seus anunciantes. Falta-lhes discernimento para o tipo de notícia que seria benéfica para a discussão do turismo e o conhecimento de empresas, que trazem inovação e resiliência.

Vamos abrir espaços para que profissionais que nem sempre estão na mídia possam trazer suas ideias e reflexões, que acarretem mudanças. Há uma falta de posicionamento das associações de classe, via de regra, sobre assuntos polêmicos como a falta de investimento público, a nomeação de políticos para cargos técnicos e se tornam assim chapa branca, perdendo sua verdadeira participação num plano de fomento à um turismo diferente.

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Acabam trocando seu silêncio por cargos em conselhos de administração ou ajudas inusitadas para projetos pessoais. Vamos entender que divulgar pesquisas, ações em
prol da promoção e novidades nas empresas com dados econômicos pode ser uma melhor colaboração para a discussão efetiva dos pilares de concretização de uma visão sustentável e real do turismo. Vamos ter mais coragem para denunciar eventos de turismo que são formas de promoção política de seus promotores, alguns sem licitação e melhorar a percepção do turismo na imprensa.


Bayard Do Coutto Boiteux é professor, escritor e pesquisador.

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