DIÁRIO apresenta os prédios mais incríveis do mundo

Continua depois da publicidade

Redação do DIÁRIO

Conhecido como um dos maiores prêmios da arquitetura mundial, o World Architecture Festival (WAF) seleciona anualmente as construções mais importantes e os projetos mais interessantes do setor, premiando empreendimentos de diversas categorias – casas, edifícios comerciais, projetos paisagísticos, entre outros.

O festival recebe inscrições de prédios e escritórios de arquitetura (saiba mais sobre eles aqui) de países do mundo todo e, além de apresentar uma relação com todos esses destaques, o WAF também aponta aquele que pode ser considerado o mais incrível prédio construído naquele ano.

Veja também as mais lidas do DT

Na edição que premiou as construções em relação ao ano de 2015, o vencedor dessa categoria foi o “The Interlace”, localizado em Singapura, projeto do arquiteto alemão Ole Scheeren. Com mais de 170.000 m², o edifício é residencial e possui 31 blocos de apartamentos, que apresentam tamanhos variados e diferentes divisões internas. Os blocos estão interligados por meio de oito praças, que representam as áreas de lazer da construção. A estrutura entrelaçada – que dá nome ao empreendimento – faz com que o prédio tenha uma aparência dinâmica, que remete ao movimento das partes e à modernidade do local.

O prédio foi finalizado em 2013 e, desde então, tem chamado a atenção dos profissionais ligados à arquitetura, o que fez com que a construção rapidamente se tornasse uma das mais importantes do país. Os jurados do WAF definiram o “The Interlace” como trailblazer, termo inglês que remete a “aquele que indica novas perspectivas”. O prédio veio reforçar um estilo que tem que ganhado cada vez mais força na Singapura, mesclando elementos modernistas e uma aparência dinâmica e de destaque em relação às demais construções.

Na categoria de Projetos Futuros, o vencedor do ano foi o Vancouver House, localizado na capital canadense de Vancouver. O edifício foi desenvolvido pelo Bjarke Ingels Group e tem por objetivo oferecer apartamentos no estilo penthouse, que são os que possuem uma área de lazer externa, coberta ou não, para usufruto dos moradores. Uma das grandes sacadas do Vancouver House foi a de agregar a vista da cidade como elemento visual: as áreas externas do prédio permitem a visão do perfil da cidade e de sua orla marítima do Oceano Pacífico.

The Interlace Condominium Design
Vancourver House: Fonte: Divulgação / World Architecture Festival

Estrutura transparente

O Sino-Ocean Taikoo Li também ficou na lista dos prédios mais incríveis de 2015. Localizado em Chengdu, no sudoeste da China, o prédio foi desenvolvido pelo The Oval Partnership e pertence ao grupo Swire Properties. O destaque fica por conta da estrutura transparente e da cartela de cores utilizada, que conferem uma aparência quase etérea ao edifício. O prédio tem sido chamado por muitos de “o coração da moderna Chengdu”, já que expressa as tendências e correntes arquitetônicas modernas do país.

Sino-Ocean Taikoo Li. Fonte: Divulgação / World Architecture Festival
Sino-Ocean Taikoo Li. Fonte: Divulgação / World Architecture Festival

“Produção, Energia e Reciclagem”

Outra categoria que também desfruta de grande destaque é a de “Produção, Energia e Reciclagem”. O vencedor foi o “Fábrica de Oliva”, localizado no Uruguai e projetado pelo grupo Marcelo Daglio Arquitextos. Construído em uma região plana e com poucos elementos à volta, o prédio é um ótimo exemplo de como os elementos de construção podem ser estruturados de forma a gerar um empreendimento sustentável e visualmente atraente.

Os prédios feitos para abrigar escolas também não ficam de fora da premiação. Nessa categoria, um dos vencedores foi o “Ballet School”, na Rússia, desenvolvido pelo Studio 44. O design limpo e claro foi a premissa da construção, que utilizou o branco para a estrutura externa e elementos como madeira e água no interior. O clima de elegância e delicadeza permeia todos os ambientes do local, adequando-se perfeitamente às apresentações e ensaios que ali acontecem.

Fabrica de Oliva. Fonte: Divulgação / World Architecture Festival
Fabrica de Oliva. Fonte: Divulgação / World Architecture Festival

 

www.worldarchitecturefestival.com/

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade