EDIÇÃO com agências –
“94% dos acidentes fatais no trânsito são causados por falha humana. No Carnaval, infelizmente ainda vemos muitos casos de motoristas dirigindo alcoolizados e por longas horas, o que só aumenta a incidência de acidentes. Por isso, é importante manter a atenção redobrada na pista e garantir que a manutenção do seu veículo esteja em dia.” explica Rodrigo Mourad, sócio da Cobli, startup paulistana especializada em controle de frotas, telemetria e roteirização.
Para evitar alguns fatos desagradáveis, Mourad traz uma lista com dicas essenciais para uma viagem tranquila e segura:
- Manutenção preventiva
É indispensável fazer um check up dos freios, assim como o fluido do freio. Suspensão, bateria e palhetas do limpador de para-brisa também precisam de atenção. Não se esqueça de abastecer o tanque antes de pegar a estrada.
Veja também as mais lidas do DT
- Calibragem dos pneus
Antes de qualquer viagem verifique se os pneus e o estepe estão devidamente calibrados, a pressão recomendada para cada modelo é indicada no manual do proprietário. Além disso, recomenda-se verificar a pressão periodicamente, no mínimo a cada 15 dias, para assegurar que os pneus estão com a calibragem correta.
- Painel e lâmpadas
Atenção às lâmpadas, nunca viaje com uma delas queimada, além de perigoso, pode gerar multas. Também sempre olhe o painel e as respectivas lâmpadas, eles representam as condições do carro, caso tenha dúvida sobre seus significados, não hesite em consultar o manual.
- Itens de emergência
Confira se os componentes básicos de segurança, como triângulo, chave de roda, macaco e estepe estão adequados e no lugar.
- Não sobrecarregar o veículo
Cuidado ao colocar as bagagens, leve apenas o necessário e atenção ao posicioná-las para viajar com tranquilidade e segurança. Bagagens soltas ou que impeçam a visão do motorista, pode acarretar em multas e muito perigoso. Além disso, um carro com sobrecarregado, pode aumentar o consumo de combustível e o tempo de viagem.
- Procure sair em horários alternativos
Evite lentidão na estrada e filas extensas no pedágio, ao sair em horários de menor fluxo, como nas primeiras horas da manhã, no meio da tarde ou após às 20h.
- Atenção redobrada
Apesar da estrada ser menos carregada, é necessário mais cuidado, pois ao contrário de viajar com a claridade do dia, em grande parte do caminho a iluminação será do próprio veículo, por isso procure não andar com farol alto por muito tempo, para não prejudicar o outro motorista. Além de prestar ainda mais atenção ao mudar de faixa ou ao fazer uma ultrapassagem e evite andar muito próximo ao carro da frente, é importante ter um espaço para reação, caso necessário.