Dúvidas comuns ao planejar uma viagem ao exterior

Continua depois da publicidade

Muitas pessoas quando têm a oportunidade de viajar ao exterior, sentem-se como realizando um sonho. Porém, ao preparar a viagem, é preciso se atentar a muitos itens para que a viagem dos sonhos não se transforme em pesadelo.

AGÊNCIAS COM EDIÇÃO DO DIÁRIO

Ao mesmo tempo em que os preparativos são divertidos, eles também podem ser exaustivos. Além disso, muitas dúvidas surgem e podem deixar os viajantes um pouco tensos e elas são comuns, inclusive, para viajantes que já tem experiência.

Conheça aqui algumas dicas para preparar a sua viagem ao exterior e aproveite ao máximo, acumulando boas recordações.

Veja também as mais lidas do DT

Dicas para preparar a sua viagem ao exterior

Qualquer tipo de viagem requer muita atenção nos preparativos, afinal, se esquecer de algo, pode causar dores de cabeça. Para evitar possíveis transtornos durante a sua viagem, especialmente internacional, selecionamos aqui algumas dúvidas comuns entre todos os viajantes, até os mais experientes. Confira!

  1. Qual destino escolher?

Destinos internacionais oferecem uma variação de opções para todos os gostos. Mas qual escolher em meio a tantas opções? A primeira coisa é selecionar os destinos dos sonhos com as despesas que você poderá comportar. Considere não apenas o lugar em si, mas também o tempo da viagem, valor das passagens, hospedagem, alimentação e lazer.

Essas variáveis são muito importantes, mas você também deve considerar a data de embarque, que influencia muito no orçamento. A dica é aproveitar a baixa temporada, desde que o clima do destino não estrague seus planos.

  1. Devo levar dinheiro em espécie?

A dica aqui é levar parte em espécie e o cartão de crédito e débito, se possível leve a moeda já trocada, para o caso de emergências. Se deixar para fazer a troca lá fora, procure bancos estrangeiros, já que são mais seguros, ou seja, você não corre o risco de receber notas falsas, e por oferecerem melhores taxas, em relação às casas de câmbio. Além disso, você pode prioriza os travellers checks se o destino não dispuser de muitos caixas eletrônicos.

 

  1. Quando tirar o passaporte e visto?

Além de obrigatório em vários destinos internacionais, esse documento assegura o reconhecimento legal dos turistas. O passaporte fica pronto em seis dias úteis, mas se você já possui, atente-se ao período de validade. Conforme o site da Polícia Federal, esse prazo varia por idade, como:

 

IdadeValidade
De 0 até 01 ano – incompleto1 ano
De 01 ano completo até 02 anos incompletos2 anos
De 02 anos completos até 03 anos incompletos3 anos
De 03 anos completos até 04 anos incompletos4 anos
De 04 anos completos até 18 anos incompletos5 anos
De 18 anos completos ou mais10 anos

 

 

  1. Preciso saber falar inglês?

Você não precisa saber falar inglês para viajar ao exterior, porém, se não quer depender de mímicas por lá, é bom ter pelo menos um curso básico. É claro que, dependendo do destino visitado, você vai conseguir sobreviver bem, mas em outros, saber o básico vai te salvar de situações “embaraçosas”.

Existem muitos cursos que podem te ajudar a falar inglês em suas viagens. Procure por opções especializadas em métodos práticos, objetivos e claros. Mesmo que você não fale fluente, apenas o conhecimento vai expandir seus horizontes em viagens para qualquer lugar do mundo. Afinal, você irá compreender e será compreendido lá fora, inclusive ao passar pela imigração.

Por exemplo, se você for visitar a Holanda e passar por uma entrevista na imigração, não falar holandês é aceitável, mas o inglês acabará sendo a língua alternativa. Além disso, esse conhecimento, mesmo que básico, ajudará a interagir com um taxista, garçom, vendedor, solicitar informações e até, se ocorrer, se comunicar com um médico.

  1. Contratar agência ou viajar por conta própria?

No geral, se você comprar um pacote de viagem na agência economizará mais do que bancar a viagem por conta própria. Por atuar nesse mercado, as agências conseguem um preço mais atrativo com hospedagens, passeios e passagens aéreas. Sem contar que, ao decidir ir por conta própria, você terá que arcar com a “tarifa balcão”, um valor destinado a compradores particular.

Por outro lado, no destino você sentirá essa diferença, já que pela agência você não fica livre para remanejar a viagem. E mesmo que você não contrate os passeios, se decidir por remarcar a passagem de volta, terá que depender da companhia aérea oferecer vagas na mesma classe tarifada. É preciso se atentar a todos esses pontos para decidir pela melhor opção.

  1. O que devo levar na mala?

Essa pergunta é bastante comum, já que muitos viajantes temem pelo excesso de bagagem e acabar pagando a taxa. Além disso, a maioria quer levar tudo na viagem, com medo de precisar de algo e não ter. Para facilitar, considere:

  • O clima nos dias que visitará o destino.
  • Deixar espaço para as compras.
  • As regras para despachar, com peso e tamanho.

Entre os itens essenciais, não pode faltar:

  • Documentos (identidade, passaporte e outros) originais e cópias.
  • Reserva do hotel.
  • Roupas que combinem entre si, especialmente, as de cores neutras. Não se esqueça de levar peças de outra estação, caso a temperatura mude.
  • Tênis para aproveitar mais os passeios.
  • Acessórios de higiene pessoal.
  • Medicamentos de uso comum (verifique as regras).

Para esclarecer outras dúvidas e para obter detalhes sobre as regras de bagagem, consulte a ANAC e outras fontes governamental, oficial, de órgãos públicos.

Fontes:

Regras de bagagem: ANAC

Validade do passaporte: Polícia Federal

Inglês para viagem: Babbel – https://pt.babbel.com/ingles-para-viagem

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade