“É possível promover a retomada do turismo de forma segura”, afirma Paulo Angeli ao fim do 15º Festival das Cataratas

Continua depois da publicidade

Segunda grande feira de turismo presencial no país após o início da pandemia reuniu 3.578 participantes

POR ZAQUEU RODRIGUES

O 15º Festival das Cataratas, um dos eventos de turismo mais tradicionais do país, chegou ao fim nesta sexta-feira (4) no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). Em uma versão reconfigurada em função da pandemia de novo coronavírus, que avança no país, esta edição reuniu 3,578 participantes e 103 marcas.

 

Em sua avaliação, o idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, afirma que foi necessário muita coragem e resiliência para realizar esta edição do evento. “Com responsabilidade mostramos que é possível promover a retomada do turismo de forma segura”, destaca Angeli.

 

Veja também as mais lidas do DT

Movimentar o turismo na cidade é fundamental, diz. “Muitas pessoas dependem do setor, uma fonte econômica muito importante do nosso destino e do Brasil”. Antes da pandemia, o turismo representava 56% da economia local. No tradicional Rafain Palace Hotel & Convention, palco do Festival das Cataratas, os eventos representam mais de 70% do faturamento.

 

Angeli diz que a 15ª edição do Festival das Cataratas foi desenvolvida como base nas diretrizes sanitárias municipais, estaduais e do Ministério da Saúde. Na feira, entre outras medidas de biossegurança implementadas, os participantes encontraram corredores de circulação mais espaçados, medição de temperatura e 20 totens com álcool em gel.

 

Aferição da temperatura e higienização das mãos com álcool em gel integraram conjunto de protocolos de biossegurança da Feria de Turismo e Negócios do 15º Festival das Cataratas (Foto: ZAQUEU RODRIGUES)

A segurança dos participantes contou com um aparato tecnológico inédito na história da feira, como robôs com radiação ultravioleta, capaz de eliminar todos os tipos de vírus, fungos e bactérias. Os robôs foram desenvolvidos em parceria pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e contou com o apoio da Receita Federal.

 

A redução de panfletos e materiais físicos de promoção é um dos ganhos desse período. A medida de segurança, tomada para evitar o contato com esses materiais, significa um passo importante também para tornar as feiras de turismo mais sustentáveis.

 

Durante o Festival das Cataratas, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e de Turismo do estado do Paraná, Márcio Nunes, reforçou a importância de cumprir as medidas sanitárias e informou que o índice de contaminação por covid-19 estava em ascensão no estado. Nesta segunda-feira, 7 de dezembro, começa a vigorar um decreto do governo proibindo eventos com mais de 10 pessoas. O decreto é válido por 15 dias. Desde o dia 2 de dezembro há um toque de recolher das 23h às 5h.

 

Com o avanço da vacina contra a covid-19, a expectativa da organização é que, em 2021, o Festival das Cataratas seja realizado dentro do calendário tradicional, em julho.

 

O Festival das Cataratas é promovido pela Secretaria Municipal de turismo de Foz do Iguaçu, organizado pela Angeli Eventos e tem como parceiros o governo do Paraná, Sebrae, Visit Iguassu e CNC Fecomércio-PR.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade