Eliseu Barros, presidente da ABIH-Ceará: “Há 20 anos a inadimplência do associado é zero”

Continua depois da publicidade

“Nós da ABIH-CE representamos 98% da receita do Convention Bureau”

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Se está difícil utilizarmos exemplos para seguir em um país desmoronado pela desconfiança e descrença em instituições e pesquisas encomendadas, os dados da hotelaria do Ceará fogem à regra e, nas palavras do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Antonio Eliseu de Barros, há 20 anos que a inadimplência dos seus associados é zero. Isso se deve, evidentemente, a uma gestão centrada em resultados (leia-se satisfação de ponta a ponta) e que o Ceará, em especial sua capital, Fortaleza, vem conquistando. Segundo Barros, se este ano começou ruim e muito parecido a 2016, de maio para cá, as médias de ocupação dos hotéis melhoraram muito, chegando a índices médios de 70%. Acompanhe abaixo, a entrevista concedida ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen em que Eliseu fala sobre parcerias e ao que se deve essa fase tão boa.

DIÁRIO – Eliseu, como estão as taxas de ocupação de Fortaleza?

ELISEU BARROS – Este ano começamos muito mal mas iniciamos a recuperação a partir de maio e o mercado começou a reagir e se estabilizar a partir de julho, e tivemos uma reação muito boa em relação a 2016. Agosto, setembro e outubro também foram melhores por conta de grandes congressos e eventos, principalmente em Fortaleza. Colocando o período de 4 meses, de junho à setembro, ficamos em uma média de 70% de ocupação com os 58 hotéis da ABIH-CE.

Veja também as mais lidas do DT

A taxa de ocupação hoteleira no feriado de 2 de novembro girou em torno dos 71,4%. Destaque para Jericoacoara (foto) que ficou em 85% - (Foto: Secretaria de Turismo do Estado do Ceará)
A taxa de ocupação hoteleira no feriado de 2 de novembro girou em torno dos 71,4%. Destaque para Jericoacoara (foto) que ficou em 85% – (Foto: Secretaria de Turismo do Estado do Ceará)

DIÁRIO – A que se deve essa boa fase do Ceará, e, em especial a da capital?

ELISEU BARROS – Nós estamos vivendo um momento muito bom em relação à parcerias com o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza, pagando salários em dia e as parcelas do 13º, além do que o Estado investe muito em promoção do turismo do local.

Na semana passada nós comparecemos a FIT  (Feira Internacional de Turismo da Argentina) com o grupo comercial da ABIH-CE, formado por todos os gerentes de vendas dos hotéis, o que indica uma coisa inovadora no Brasil. Nós fazemos Roadshows, workshops em todas as regiões do país e durante o ano todo. Começamos em fevereiro e esta ação terminará no final de novembro, visitando capitais e cidades do interior que possuem potencial. Além do trabalho em conjunto com a Secretaria de Turismo da Prefeitura e do Estado, temos ações somente da ABIH-CE. Esses eventos sempre se encerram em um coquetel com um humorista – tradição cearense – que nós levamos.

Um outro fator a destacar é que há 20 anos que a inadimplência dos associados da ABIH-CE é zero. Não existe. Além de pagar a mensalidade de custeio da mensalidade, nós pagamos mais duas mensalidades extras que servem justamente para fazer um caixa extra e realizar as workshops e roadshows.

“Esta lei de regulamentação que nós criamos vai ser assinada pelo prefeito e depois volta para a Câmara e assim tudo será resolvido. A partir de janeiro ela já entra em vigor”

DIÁRIO – Vocês cobram a room tax?

ELISEU BARROS – Sim, mas aqui nós chamamos apenas de “contribuição”. Toda taxa gera um imposto, e nós conseguimos fazer um acordo ou ajuste com a Prefeitura. Assim, o arrecado é repassado para o Convention Bureau na íntegra. Nós da ABIH-CE representamos 98% da receita do Convention Bureau.

Tabela: bons números no feriado de 2 de novembro refletem o trabalho conjunto dos organismos de turismo do Estado
Tabela: bons números no feriado de 2 de novembro refletem o trabalho conjunto dos organismos de turismo do Estado

DIÁRIO – Quais são as novidades para o Conotel?

ELISEU BARROS – Estamos trabalhando na captação de investidores e parceiros, já temos conosco o Sebrae, a Embratur, e a Secretaria de Turismo do Estado. O Conotel ocorre juntamente com a Equipotel, de 16 à 18 de maio. Estamos conduzindo para que sejam grandes eventos.

DIÁRIO – Como está a questão com o Airbnb no Ceará?

ELISEU BARROS – Em agosto deste ano a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Vereadores aprovou o projeto de Lei que restringe a atividade do Airbnb na capital cearense. Esta lei de regulamentação que nós criamos vai ser assinada pelo prefeito e depois volta para a Câmara e assim tudo será resolvido. A partir de janeiro ela já entra em vigor.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade