Feira dos Caxixis atrai turistas a Nazaré, no Recôncavo Baiano

Continua depois da publicidade

Uma das exposições de artesanato mais antigas do Brasil, a Feira dos Caxixis (miniaturas de objetos em barro) movimenta o Recôncavo Baiano durante a Semana Santa. Realizada no município de Nazaré (239 quilômetros de Salvador), a feira atrai turistas da região e de várias partes do Brasil.

Este ano, com o tema Arte, Cultura e Cor, o evento, que tem mais de três séculos, acontece entre 2 e 4 de abril, das 8 às 22h, nas praças Alexandre Bittencourt e dos Táxis (Circuito Caxixis). São 200 barracas para exposição das miniaturas e 50 para artesanato produzido por nazarenos e da região.

O fluxo de visitantes diário, em média, é de 5 mil pessoas, com pico na Sexta-feira Santa (3 de abril), quando registra entre 8 e 10 mil pessoas.

Veja também as mais lidas do DT

História

A Feira dos Caxixis começou com pequena exposição idealizada por um oleiro de nome Patrício. Numa canoa, navegando pelo Rio Jaguaripe, deslocou-se de Maragogipinho até Nazaré, na Semana Santa, trazendo miniaturas confeccionadas em barro, compradas pelos moradores ainda no porto. O sucesso motivou o artesão a convidar outros oleiros a acompanhá-lo, todos os anos, originando-se, assim, a Feira dos Caxixis.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade