Felipe Jaramillo, da Procolômbia, fala da importância de um Nobel

Continua depois da publicidade

Felipe Jaramillo: Tenho certeza que (o Nobel da Paz) irá afetar a percepção internacional da Colômbia. Estamos confiantes de que este reconhecimento vem para reforçar o trabalho de promoção do país da ProColombia para atrair turistas e negócios”

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi anunciado no início deste mês como o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2016 por seus esforços no processo de paz junto à a guerrilha FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). O Comitê Norueguês do Nobel destacou que Santos demonstrou a “fortaleza” necessária para levar adiante o processo com a guerrilha após mais de meio século de guerra civil. Este é o segundo Nobel que a Colômbia recebe, sendo que o primeiro é de Gabriel Garcia Marquez com o Nobel de Literatura, em 1982. O DIÁRIO DO TURISMO ouviu o presidente da Procolômbia, Felipe Jaramillo, organismo responsável pela economia e pelo turismo do País sulamericano a respeito dessa importante distinção, acompanhe:

DIÁRIO – Qual é a importância para o turismo da Colômbia ter seu presidente da República como o novo Prêmio Nobel da Paz?

Veja também as mais lidas do DT

FELIPE JARAMILLO – É um voto de confiança no país e nos colombianos, e tenho certeza que irá afetar a percepção internacional da Colômbia. Estamos confiantes de que este reconhecimento vem para reforçar o trabalho de promoção do país da ProColombia para atrair turistas e negócios que contribuam para a consolidação das relações com os países vizinhos.

DIÁRIO – A Colômbia nas últimas décadas, tornou-se um ponto de destino na América Latina. Medellin chegou a superar em mais de oito vezes o crescimento mundial e o numero de chegada de visitantes internacionais. Com o Prêmio Nobel, isso poderia melhorar ainda mais?

FELIPE JARAMILLO – Esse é o objetivo e estamos otimistas com o que vem. Levamos 10 anos de intensa promoção da Colômbia como destino turístico internacional. Durante esse tempo temos encontrado em contextos sociais complexos, no entanto, o turismo tornou-se o segundo setor que gera a maior receita para o país e o número médio de visitantes estrangeiros está crescendo a uma taxa de 12 por cento, muito superior o mundo que é de cerca de 4 por cento. O novo cenário em que o país se encontra nos permite dizer ao mundo que a Colômbia é um país maior com regiões que foram esquecidas por muitos anos e que agora estão mostrando porque eles têm um potencial importante como destinos turísticos internacional do país.

DIÁRIO – Por Favor, pode nos passar os números de turistas internacionais e brasileiros que chegam em Bogotá anualmente?

FELIPE JARAMILLO – O Brasil ocupa o quinto lugar no número de países que mais emitem turistas para a Colômbia (107 mil). Entre janeiro e julho de 2016 sua chegada aumentou 37,7 por cento em relação ao mesmo período de 2015, o que significa que é um dos países que mais tem aumentado a chegada de turistas na Colômbia durante esse ano. Os norteamericanos encabeçam a lista com 302 mil (de janeiro a julho de 2016), vindo em seguida os Venezuelanos com 122 mil.

Bogotá é o destino que mais registra chegadas de turistas brasileiros. Durante o primeiro semestre de 2016 (janeiro e julho) ocorreu um aumento de em 13,9 por cento. De 39.351 de janeiro a julho no ano passado para  44.822 no mesmo período deste ano.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade