FOHI 2020 discutiu experiência do hóspede, oportunidades e novos modelos de negócios

Continua depois da publicidade

Encerramento contou com apresentação ao vivo
pela internet com o DJ Victor Bentim

Na quinta-feira (18), a pauta do FOHI 2020 foi a experiência do hóspede, oportunidades e os novos modelos de negócio para hotéis, pousadas e resorts. Após o último painel do dia, o encerramento contou com uma apresentação ao vivo com o DJ @victorbentim, tocando o melhor do House e Pop Music.

O primeiro painel trouxe o tema a “Experiência do Hóspede: a Chave para a Retomada de Sucesso está na Reputação da Marca|Hotel” com participação de Yuri Freitas (HotelCare), Carla Procópio (Hotelaria com Carla), Clemente Coutinho (proprietário da Pousada Samba Pa Ti) e Alexandre Farias (CEO do PMS Simpleshotel), Lucila Quintino (sócia da HotelConsult) e mediação de Maycon Gabry e Camilla Veras, da Markweb, agência de Marketing Digital especializada em hotelaria.

Veja também as mais lidas do DT

Aproveitando a participação de hoteleiros e pousadeiros de todo o Brasil, o Simpleshotel, que atua com softwares voltados ao gerenciamento hoteleiro, lançou no FOHI 2020 uma ferramenta de web check-in, que promete além de agilidade, conforto, segurança, evitando filas e aglomerações desnecessárias na recepção do hotel. “A tecnologia tem que ser intuitiva e trazer benefícios tanto para o hóspede quanto para a equipe, reduzindo também os processos manuais”, afirma Alexandre Farias.

Segundo Carla Procópio, com a implantação do web check-in, consegue-se a desburocratização do atendimento do recepcionista, que passa a ter mais tempo para entregar a parte humana da hospitalidade. “Com os novos protocolos, é importante que não apenas a governança abrace a causa, mas o hotel como um todo. Estamos falando de serviços memoráveis para atingir a alma, o sentimento e as emoções do hóspede. É preciso ser visionário”, comentou Carla, que sugeriu a realização de treinamentos para os funcionários sobre gestão da emoção.

O relacionamento é, portanto, um dos destaques dessa retomada. “Seremos cada vez mais criteriosos sem perder a essência, que é o contato com os hóspedes”, acrescenta Clemente Coutinho.

Uma das áreas mais impactadas, o setor de alimentos e bebidas também requer muita criatividade para se destacar. “O buffet não está extinto, pois pode ser assistido ou invertido. Vai prevalecer quem tiver capacidade de demonstrar entrega com produto de qualidade e serviço”, comentou Yuri Freitas.

O segundo painel teve como tema “Oportunidades: Ponto de Equilíbrio na Reabertura e Novos Modelos de Negócio para Hotéis, Pousadas e Resorts” com participação de Edson Cândido (diretor de Experiência Vacation Ownership na Aviva), Diogo Canteras (sócio – diretor da HotelInvest), Leonardo Carolino (Sebrae/PE), Abel Castro (vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento na Accor para América do Sul e Peter Kutuchian Founder & CEO Hotelier News.

De acordo com Diogo Canteras, que apresentou pesquisa da HotelInvest, a expectativa é de que partir de setembro os hotéis alcancem 34% de ocupação, considerado um bom número diante do panorama econômico. “Agora o nome do jogo é retomada da confiança para alcançar resultados”, analisou.

A Accor já implantou novas operações em seus hotéis. “Estamos buscando alternativas, além do room office. Vamos lançar a oferta do long stay e vender a ideia de viver dentro do hotel com possibilidade também de alugar por um dia, uma semana, um mês. Além disso, estamos com parcerias com empresas de logística para oferecer a estrutura dos hotéis, nos melhores locais e cidades, para storage”, adianta Abel Castro.

Para Peter Kutuchian, as crises servem de aprendizado, preparando o que o mercado vai trazer no futuro. “Os hotéis que já estavam trabalhando com uma gestão primorosa, completa, com atenção aos custos e ao marketing estão a um passo a frente, mas ainda dá tempo de os empreendimentos se reinventarem. Este vai ser um ano de conversões”, resumiu.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade