Hoteis e resorts sofrem com perfis falsos nas redes sociais

No início do mês de junho, o DIÁRIO publicou um artigo alertando os leitores e hoteleiros sobre os golpes que estavam sendo praticados por meio de perfis falsos de hotéis, principalmente no Instagram. A matéria foi assinada pelo jornalista Zaqueu Rodrigues – Perfis Fakes na hotelaria dão golpes vestindo a ‘roupa do hotel’.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias


Este tipo de crime não tem dado sossego aos administradores hoteleiros, já que esses profissionais utilizam das redes sociais para a divulgação de trabalhos e atividades de seus empreendimentos.

Uma onda de perfis falsos vem assolando o meio digital e causando confusão com aplicação de golpes em nome de diversas redes hoteleiras. Os golpistas entram em contato com os seguidores oferecendo ofertas e promoções, além de enganar os usuários com falsos sorteios de diárias no hotel.

O problema continua e piora aí: para que o cliente ganhe a promoção, é exigido que um formulário seja preenchido, repassando dados pessoais para os golpistas. E a dor de cabeça já foi gerada, tanto para os clientes quanto para o hotel, que acaba tendo sua reputação manchada.

Alerta

O DIÁRIO recebeu nesta quinta-feira (1º) as informações de um dos grandes hotéis fazenda do país, o Fazzenda Park Hotel, que tem sofrido bastante com esse método. “Algumas contas falsas têm se passado pelo hotel e pedindo que os seguidores preencham um formulário para que possam participar de uma promoção onde irão concorrer a uma hospedagem com acompanhantes. Apesar de todas as denúncias, as páginas continuam funcionando, aplicando o golpe e crescendo cada vez mais”, afirma nota do hotel fazenda.

“Somos um hotel consolidado e de grande renome, então algumas dessas contas já estão alcançando 15 mil seguidores e ainda não conseguimos a verificação do nosso perfil oficial, que já possui mais de 156 mil seguidores. O Fazzenda Park Hotel vem buscando o selo de verificação junto a rede social e tomando as medidas possíveis para denunciar e tentar derrubar as contas falsas. Além do mais, nós não promovemos sorteios no nosso Instagram”, explicou Viviane Bahr, coordenadora de marketing do Fazzenda Park Hotel.

Como identificar e o que fazer contra contas falsas?

- Advertisement -

O primeiro passo é identificar o nome da conta. Usando o Fazzenda Park Hotel como exemplo, a conta oficial possui dois z’s (@fazzendaparkhotel) e em sua bio tem todos os dados com os contatos diretos com o resort. Essa técnica é bastante eficaz, já que o Instagram não autoriza duas contas com o mesmo “arroba”. Ainda nessa área, underlines, pontos e travessões costumam ser bastante suspeitos, já que empresas usam os nomes inteiros, sem muitos caracteres diferenciados.

Outro ponto a ser observado é a quantidade de seguidores. Normalmente, páginas fakes possuem poucos seguidores em relação a conta oficial. As falsas têm, em média, entre 500 a mil seguidores. O Fazzenda possui hoje 156 mil seguidores em sua conta oficial. E assim como a falta de seguidores pode tornar a conta suspeita, ficar de olho nas curtidas e comentários também é importante e pode ser um sinal de que aquele perfil é administrado por golpistas.

Pesquisar o nome da empresa no Google é outra forma de descobrir mais sobre as redes sociais dela. O site oficial do hotel normalmente tem o link direto das redes sociais e, assim, poderá ser conferido se o perfil que entrou em contato com o seguidor é verdadeiro ou falso.

 Após identificar que a conta é falsa, a primeira coisa a ser feita é denunciar o perfil diretamente pela rede. Em alguns dias, após uma verificação, a conta será banida da plataforma. Caso o banimento não aconteça, a melhor opção é avisar a empresa do que está acontecendo. Assim sendo, o hotel deverá recorrer a um boletim de ocorrência.

 

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Mostra de Cinema de Gostoso tem apoio do governo do RN

    Entre os dias 26 e 30 de novembro, a praia do Maceió se transformará em uma sala de cinema à beira mar com exibição...

    Copa Airlines celebra 15 anos de operações no Rio de Janeiro

    A companhia opera no Rio de Janeiro com dois voos diários conectando a cidade com 65 destinos, em 28 países da América do Sul...

    Abeta Summit 2021 debate o ecoturismo e turismo de aventura no Brasil

    Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), evento acontece até este sábado Por Redação Sob o tema (Re)Construindo um Turismo...

    Roda-gigante de Faz do Iguaçu (PR) será inaugurada em dezembro

    Foz do Iguaçu foi escolhida por atrair brasileiros e estrangeiros e por ser um destino que alia belezas naturais com uma ótima estrutura de...

    Seridó (RN) pode se tornar segundo geoparque do país reconhecido pela UNESCO

    O Geoparque Seridó compreende seis municípios do Rio Grande do Norte: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas Edição DIÁRIO...

    Aparecida quer se posicionar como destino de férias

    Para mostrar a cidade além do turismo religioso, cidade investe em press trip com jornalista Por Amadeu Castanho Interessadas em estimular o perfil do turismo local,...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing