A Iberostar Hotels & Resorts chega ao último trimestre de 2026 com resultados positivos e a perspectiva de consolidar um ciclo de crescimento iniciado nos últimos anos. Em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO durante a ABAV Expo 2026, João Abegão, vice-presidente Comercial da Iberostar Hotels & Resorts no Brasil, América Latina e México, destacou a força do mercado brasileiro tanto no que se refere aos resorts nacionais quanto na força do emissivo para destinos do Caribe.
Por Cecilia Fazzini – entrevista realizada na ABAV Expo 2026
Ao mesmo tempo em que celebra os 20 anos de sua operação na Bahia, a rede avança com renovações de hotéis, novas aberturas internacionais e produtos voltados a hóspedes que buscam maior exclusividade. A estratégia passa, ainda, pelo fortalecimento da relação com agentes de viagens, considerados pela companhia parte fundamental de sua distribuição.
Segundo Abegão, 2025 foi um período especialmente importante para a companhia e criou a base elevada de comparação para 2026. Mesmo assim, a Iberostar conseguiu manter uma trajetória positiva. O executivo destacou que esse movimento aparece tanto no Brasil quanto nos principais destinos caribenhos da rede. Na República Dominicana, por exemplo, o Brasil já ocupa uma posição de destaque entre os mercados emissores da companhia. México e Aruba também apresentaram avanços. No caso mexicano, onde a Iberostar mantém uma operação relevante, com 12 hotéis, Abegão ressaltou a recuperação da demanda brasileira ao longo de 2026.
Sem os números deste exercício fechado, Abegão frisou que, desde 2023, o balanço mostra crescimento na casa dos dois dígitos.

Reserva e o novo comportamento do hóspede
Além do desempenho das vendas, a Iberostar identificou uma mudança no comportamento do consumidor latino-americano: a redução da antecedência das reservas. “O que aparece com destaque é que o cliente está reservando com uma antecipação menor. Antes, o que se tinha era. Em especial na América Latina, era a compra com maior antecedência. Hoje ele está esperando um pouquinho mais a nível de decisão de reserva”, classificou Abegão.
Outra tendência observada pela companhia é a procura por experiências mais reservadas dentro de grandes resorts. Esse movimento vem orientando parte das reformas e atualizações realizadas pela rede. “Dentro das renovações, há agora a oferta de apartamentos com piscina privada, em área exclusiva. Estamos constatando que o cliente realmente procura esse tipo de produto”, afirmou.
No Complexo Iberostar Praia do Forte, na Bahia, por exemplo, foram incorporadas novas suítes Swim Up, com acesso direto à piscina, além da categoria Terrace Relax, com banheiras na varanda, suítes Corner e novas opções para famílias, relacionou o executivo.
E a inovação não encerra nas acomodações “A ideia é adaptar o produto à expectativa do cliente. Desenvolvemos novidades na gastronomia dentro dohotéis, para realmente adequar o produto”. O objetivo, segundo ele, é preservar o posicionamento da Iberostar no segmento, de forma a continuar sendo vista como empresa líder no produto all inclusive no mercado brasileiro, mas também no global.
Agentes de viagens seguem no centro da estratégia
Na ABAV Expo, o relacionamento com os agentes ganhou destaque. A companhia anunciou que a quarta edição do Star Agents Awards Brasil, marcado para o período de 1º a 4 de abril de 2027, nos resorts Iberostar Waves Tucán e Iberostar Waves Quetzal, na Riviera Maya, no México.
A expectativa é reunir aproximadamente 80 profissionais brasileiros. “A rede mantém conexão muito importante, muito forte com o agente de viagem. São parte fundamental na estratégia da empresa”, ressaltou Abegão.
Os dois hotéis mexicanos passam por uma renovação completa e têm reabertura prevista para dezembro de 2026. As reformas abrangem cerca de 700 acomodações, além de piscinas, solário, spa, restaurantes e novas categorias de quartos.
O executivo também destacou as próximas expansões internacionais. Ainda em 2026, a rede prevê a abertura do Iberostar Selection Zanzibar, na Tanzânia, além do Iberostar Selection Montenegro, na Riviera de Bar.
No Brasil, o momento também é simbólico: a Iberostar completa 20 anos da inauguração do Iberostar Waves Bahia, primeiro hotel do grupo no Complexo Iberostar Praia do Forte.
Para Abegão, a estratégia para os próximos períodos passa justamente por consolidar o avanço conquistado desde 2023 e manter investimentos em produto, relacionamento e experiência.
“O objetivo é continuar com a aproximação dos operadores, continuar com a aproximação dos agentes de viagem e tentar sempre entregar para o cliente, através dessas melhorias de produto, uma experiência cada vez melhor.”




