ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga renovam certificação de Hotel Neutro de Carbono

Continua depois da publicidade

Pelo terceiro ano consecutivo, os hotéis ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga confirmam a manutenção do compromisso de seus investidores e da Atrio com a agenda global de mudanças climáticas.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota enviada ao DIÁRIO, os hotéis renovam a certificação dos empreendimentos como Hotel Neutro de Carbono, selo chancelado pelo Instituo Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN).

Veja também as mais lidas do DT

Segundo o comunicado, depois de plantadas quase 2.000 mudas no Parque Ecológico do Tietê, na capital paulista em 2022 (700 árvores) e 2023 (1.235 árvores) nesta edição, cerca de 30 mudas de espécies nativas da mata atlântica serão plantadas na Ecofábrica da Zona Noroeste de Santos na próxima sexta-feira (02/02), às 14h, marcando o ato institucional da certificação, que somará um total de 1.279 mudas plantadas em 2024.

O novo ciclo da renovação do certificado compreende todas as atividades realizadas nos empreendimentos em 2023. “O aumento nas emissões é uma resposta direta ao reestabelecimento das operações no pós-pandemia”, diz Flavio Patrício, investidor e um dos idealizadores do projeto ao reforçar que “neste momento, trazemos um novo desafio operacional, que é buscar estratégias que contribuam ainda mais para diminuição das emissões a partir da adoção de novas práticas”, reforça.

ibis Santos Valongo
A iniciativa contará com a participação de mais de 20 pessoas, entre elas um dos investidores, João Carlos Ferreira Pinto (Crédito: divulgação)

A iniciativa contará com a participação de mais de 20 pessoas, entre colaboradores, os gerentes-gerais das unidades, autoridades locais, os investidores Flávio Patrício e João Carlos Ferreira Pinto; Beto Caputo e Rui Medeiros, CEO e Diretor de Operações da Atrio Hotel Management, empresa responsável pela gestão hoteleira de ambos os empreendimentos; e Rogério Iório, presidente do IBDN, órgão responsável por medir, divulgar e compensar as emissões de carbono dos empreendimentos. “A temática da sustentabilidade vem ocupando um espaço ainda maior na companhia, inclusive com a criação de um comitê de trabalho voltado às práticas de ESG. E a certificação destes empreendimentos é referência para nós”, diz Beto Caputo, CEO da Atrio

Entre as iniciativas citadas por Patrício está a revisão de todo o processo de aquecimento de água do hotel, que passa a contar com a instalação das bombas de calor, que diminuem o consumo de gás para este procedimento.

Resultados

Os resultados dos estudos do IBDN indicam que, em 2023, o Ibis Santos Valongo emitiu 92.474 toneladas de carbono, enquanto o Novotel Santos Gonzaga emitiu 114.517 toneladas de carbono no mesmo período. Com isso, eles realizarão, respectivamente, o plantio de 576 e 703 mudas, recuperando, juntos aproximadamente 6.400 mil metros quadrados de áreas degradadas de Mata Atlântica.

ibis Santos Valongo
Novotel Santos (Crédito: Novotel – divulgação)

Descarte de televisores e impactos positivos

Mais de 60 televisores do hotel ibis Santos Valongo, que seriam transformados em lixo eletrônico, foram destinados à EcoFábrica Criativa da Prefeitura de Santos.

A iniciativa, promovida pelo grupo de investidores do hotel, contribui para a preservação do meio ambiente e para o avanço da economia criativa na cidade, gerando impactos ambientais e sociais positivos.

Na EcoFábrica, os aparelhos serão trabalhados por alunos de cursos ministrados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) e ganharão um novo ciclo de vida..

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade