Ignacio Bellini, da Ente Mixto el Calafate: “A expectativa com o mercado brasileiro é muito grande”

Continua depois da publicidade

A Ente Mixto El Calafate, entidade de reúne empresários e poder público em Calafate, na Patagônia Argentina, completa um ano no próximo mês de julho. O órgão tem como objetivo a divulgação turística do destino e, de acordo com Ignacio Bellini, gerente da entidade, o mercado brasileiro é essencial para o desenvolvimento da região. Em entrevista ao DIÁRIO, Bellini tratou de assuntos como sazonalidade, atendimento aéreo, principais atrativos da região, entre outros. Confira:

DIÁRIO – Como se dividem os períodos sazonais em termos de receptivo em Calafate e quantos brasileiros vêm para cá?

IGNACIO BELLINI – Aqui o período forte é o verão, a gente recebe turistas o ano todo, mas agora [no inverno], por causa do clima, recebemos menos. A expectativa com o mercado brasileiro é muito grande. Os brasileiros são o nosso segundo principal cliente, depois dos argentinos, obviamente, mas sempre é muito importante.  O market share é de 52% de argentinos e 48% estrangeiros. Dos 48%, 40% são brasileiros. Um pouco mais de 100 mil brasileiros, aproximadamente, nos visitam todo ano.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Como Calafate é atendida por companhias aéreas?

IGNACIO BELLINI – No verão temos operando no aeroporto, voos da Lan, da Aerolineas Argentinas e da Lade, uma companhia regional. No verão temos 15 voos diários. No inverno temos entre quatro e cinco voos, dependendo do dia. Sábado e domingo temos cinco e seis voos, e segunda, terça e quarta temos quatro voos.

Geleira Perito Moreno, principal ponto turístico de El Calafate (Foto: divulgação)
Geleira Perito Moreno, principal ponto turístico de El Calafate (Foto: divulgação)

DIÁRIO – Foi anunciado recentemente um novo voo da Aerolíneas Argentinas que ligará o sul do Brasil com Calafate, comente…

IGNÁCIO BELLINI – Exato. A Aerolíneas Argentinas inaugura no próximo dia 1º de julho um voo direto entre Puerto Iguazu (Província de Misiones) e el Calafate (Província de Santa Cruz). O novo voo facilitará o acesso à cidade conhecida mundialmente por nossa geleira Perito Moreno, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para os brasileiros que moram no sul do país ou estiverem visitando as Cataratas do Iguaçu, outro Patrimônio da Humanidade, ficará mais fácil vir para cá…

DIÁRIO – Você dirige uma entidade mista, como é conciliar interesses públicos e privados?

IGNACIO BELLINI –  Nós temos aqui um diretório, com oito diretores, que são quatro do setor público e quatro do setor privado. Temos a Câmara de Empresários local, temos uma associação de hotéis, temos associação de agências de viagens do lado privado. Do lado público temos a Secretaria de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo, temos uma deputada que também está no setor público. Nós nos entendemos bastante bem para conciliar os interesses públicos e privados. O começo foi um pouco mais difícil, mas agora o pessoal tem as mesmas metas, o caminho é o mesmo.

DIÁRIO – Qual é o número de estabelecimentos envolvidos com o turismo em El Calafate?

IGNACIO BELLINI – Temos aqui 162 hospedagens, desde hotéis cinco estrelas até campings, pousadas, apart hotéis… Fora de hospedagens, temos 50 restaurantes. Temos datas em que a cidade está lotada, vivemos essencialmente do turismo.

 

 

www.elcalafate.tur.ar

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade