Termina nesta quinta-feira (31), às 17h, o prazo de inscrição de estudantes brasileiros de Turismo e/ou Hospitalidade no Projeto de Qualificação Internacional do Ministério do Turismo. São oferecidas 110 bolsas de estudos, sendo 60 para a Espanha e 50 para o Reino Unido, a alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo na área.
O interessado precisa ter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado entre 2009 e 2013, e comprovar a proficiência em inglês ou espanhol. O estudante deve se inscrever em apenas um dos processos seletivos pelo site da Capes.
Além do curso totalmente gratuito, o bolsista receberá ajuda de custo de 300 euros para a Espanha e 400 libras para o Reino Unido, auxílio-deslocamento, alimentação, alojamento e seguro-saúde.
Veja também as mais lidas do DT
Com duração aproximada de três meses, os cursos incluem disciplinas ligadas ao setor turístico, com destaque para liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas.
Também serão desenvolvidas atividades práticas em empresas do ramo, que darão aos bolsistas a oportunidade de enriquecer sua experiência internacional. O projeto conta com o apoio operacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O projeto pioneiro de qualificação profissional aconteceu em Portugal, em 2013, com 50 estudantes brasileiros bolsistas, com aulas práticas e teóricas sobre diversos aspectos do turismo, além de curso de aperfeiçoamento em língua inglesa.
Os estudantes interessados em participar do processo seletivo para as bolsas podem consultar os editais nº 01/2014 (Espanha) e nº 02/2014 (Reino Unido), publicados no último dia 14 de julho no Diário Oficial da União. Mais informações devem ser obtidas por e-mail (bolsa@turismo.gov.br) e pelo telefone (61) 2023-8293.