Marcos J. T. Oliveira, repórter especial do DIÁRIO
Primeira unidade da AMResorts em Curaçao, o Sunscape Beach Curaçao Resort, Spa & Casino é o que mais recebe brasileiros em comparação com todos os outros empreendimentos Sunscape na região. A tal ponto que o resort para atender melhor o público do Brasil contratou uma brasileira para fazer um atendimento especial aos hóspedes de língua portuguesa. Um dos responsáveis pelo crescimento da ida de brasileiros para o empreendimento é a administração. O DIÁRIO conversou com Julián Castañeda, gerente geral, para saber melhor sobre a infraestrutura e mais detalhes.
Localizado a 15 minutos do Aeroporto Internacional Hato, em Willemstad, o Sunscape Curaçao tem uma excelente localização dentro da ilha (de colonização holandesa). Está próximo ao Parque Nacional Submarino, Curaçao Sea Aquarium e o centro da cidade. 80% do pessoal que trabalha no resort é de Curaçao. Castañeda é do México e chegou à ilha em 2015 para ser o gerente geral do Sunscape. “Em poucas palavras, sou um mexicano como coração hoteleiro” é o que disse ao DIÁRIO o próprio aqui na entrevista. Acompanhe:
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DIÁRIO– Posicione o Sunscape Curaçao no contexto da hotelaria de Curaçao.
Julián Castañeda: É o único hotel da ilha que oferece o conceito Unlimited-fun® da AMResorts excedendo as expectativas dos nossos hóspedes.
DIÁRIO– Fale sobre sua biografia e quando chegou para administrar o Sunscape Curaçao?
Julián Castañeda: Nasci no México onde formei-me em contabilidade e administração de empresas em uma das universidades mais conceituadas de Acapulco. Comecei minha carreira na hotelaria em 1981 na empresa Posada do México, em Acapulco. Em 1983, fui trabalhar na cadeia Hyatt como recepcionista até chegar à posição de gerente residente e onde permaneci por 11 anos. Também trabalhei na cadeia Maeva Hotels & Resorts ocupando a posição de gerente residente no Pacífico, Golfo e Riviera Maya entre 1997 e 2006.
Ainda no México, entre 2006 e 2015, ocupei a posição de Gerente Geral em diferentes hotéis da cadeia Palace Resorts. A partir de 2015, meus sonhos se tornaram realidade quando tive a oportunidade de me integrar a família AMResorts como Gerente Geral do Sunscape Curaçao Resorts, Spa & Casino. Em poucas palavras, sou um mexicano como coração hoteleiro.
DIÁRIO – Quais são suas características em relação a outras marcas da AMResorts?
Julián Castañeda: Administramos o conceito Unlimited-Fun® que contempla os seguintes atributos: acesso 24 horas a opções de alimentos e bebidas incluindo um cardápio para as crianças; minibar nos apartamentos com refrigerantes, sucos, água e cerveja; buffet e restaurantes à la carte sem a necessidade de reservas; bares e salões que servem bebidas nacionais e internacionais de marcas prestigiadas; sucos de fruta, refrescos e aperitivos ilimitados; intermináveis atividades terrestres e aquáticas diariamente para todas as idades; música ao vivo e entretenimento local; explorer’s Club para crianças de 3 a 12 anos com programas de atividades supervisionadas diariamente; a não necessidade de pulseiras identificadoras; e todos os impostos e gorjetas incluídos.
DIÁRIO – Como é público brasileiro para o resort? Expressivo? E que ações realizam para fidelizar este hóspede?
Julián Castañeda: Para nós, o público brasileiro é um dos nossos preferidos, gostamos muito da maneira que eles aproveitam a sua estadia no hotel, e também como eles se integram às atividades que proporcionamos durante o dia e à noite, todos os dias, especialmente as festas. Outro ponto importante é a honestidade deles no momento de avaliação do nosso resort. Saliento que tornaram-se públicos leais ao Sunscape Curaçao e, na maioria das vezes, nos visitam mais de uma vez por ano.
Para fidelizar o mercado brasileiro começamos a escutá-los e conhecer suas necessidades e tomamos nossa decisão. Uma delas é de ter uma colaboradora brasileira, a Val, que está atenta a todos os nossos hóspedes do Brasil e os recebe de braços abertos.
DIÁRIO – Qual a estratégia para o mercado brasileiro? Qual a mais impactante: capacitações, treinamentos, parcerias, marketing?
Julián Castañeda: Como AMResorts administramos diferentes tipos de estratégia para poder impulsionar nossos hotéis e no mercado brasileiro, como por exemplo, participação em feiras do turismo, realizamos famtrips, etc. Às quais são dirigidas pelo nosso representante, Sr. Ney Huberto Neves.
DIÁRIO- Quantos colaboradores? A mão de obra de Curaçao é capacitada ou vocês têm que contratar muitos estrangeiros?
Julián Castañeda: A ilha conta com uma mistura enorme de pessoas de diferentes países. Podemos dizer que 80% do nosso pessoal é de Curaçao e que descende de pais de outras diferentes nacionalidades.
DIÁRIO– Alguma novidade que será apresentada nos próximos meses?
Julián Castañeda: O hotel está planejando uma remodelação na área do Spa e do centro de convenções. Essas novidades serão informadas futuramente.