por Paulo Atzingen (de Punta Cana)*
Dominique Calderón é a designer de jóias que conhecemos em Punta Cana, República Dominicana durante o Dominican Annual Tourism Exchange – DATE. Seus trabalhos são, principalmente, produzidos com as gemas semi-preciosas Âmbar e Larimar, esta última encontrada exclusivamente na República Dominicana.
Dominique explica que todas as peças da coleção são feitas artesanalmente, uma a uma, por sua equipe profissional.
Veja também as mais lidas do DT
Dominique falou ao DIÁRIO sobre a Larimar, a pedra exclusivamente encontrada e extraída em terras dominicanas. A principal mina de larimar está localizada a uns 10 quilômetros da cidade de Barahona, na região sudoeste do país.
“A larimar ocorre somente aqui, mais exatamente ao sul do país. O nome desta pedra tem sua origem na combinação de “Lari” de Larissa (nome da filha do descobridor da pedra em 1974) e “Mar” por sua cor semelhante ao mar do Caribe”, explica. Segundo ela, a qualidade de uma pedra Larimar se dá a partir de sua coloração. “branco é de baixa qualidade, azul vulcânica significa uma pedra de alta qualidade”, acrescenta. As cores verdes também são conhecidas, mas não tão valiosas, ao menos que o verde seja intenso, quase no tom da esmeralda”, afirmou a designer.
Dominique expõe regularmente em feiras e eventos e comercializa suas peças exclusivas feitas com combinações em ouro ou prata. Seus trabalhos são muito requisitados por turistas.
Patrimônio Cultural Dominicano
Esta gema foi declarada pelo Congresso Nacional do país como pedra nacional em 2011 e foi dedicada a ela o dia 22 de novembro de cada ano, como o Dia Nacional de Larimar”, símbolo, portanto, dominicano. Designers do mundo todo adquirem a pedra para montar suas jóias em concorridas vitrines internacionais.
www.dominiquecalderon.com – info@dominiquecalderon.com