Larimar é a pedra semi-preciosa patrimônio cultural da República Dominicana

Continua depois da publicidade

por Paulo Atzingen (de Punta Cana)*

Dominique Calderón é a designer de jóias que conhecemos em Punta Cana, República Dominicana durante o Dominican Annual Tourism Exchange – DATE.  Seus trabalhos são, principalmente, produzidos com as gemas semi-preciosas Âmbar e Larimar, esta última encontrada exclusivamente na República Dominicana.

Dominique explica que todas as peças da coleção são feitas artesanalmente, uma a uma, por sua equipe profissional.

Veja também as mais lidas do DT

Dominique falou ao DIÁRIO sobre a Larimar, a pedra exclusivamente encontrada e extraída em terras dominicanas. A principal mina de larimar está localizada a uns 10 quilômetros da cidade de Barahona, na região sudoeste do país.

“A larimar ocorre somente aqui, mais exatamente ao sul do país. O nome desta pedra tem sua origem na combinação de “Lari” de Larissa (nome da filha do descobridor da pedra em 1974) e “Mar” por sua cor semelhante ao mar do Caribe”, explica. Segundo ela, a qualidade de uma pedra Larimar se dá a partir de sua coloração. “branco é de baixa qualidade, azul vulcânica significa uma pedra de alta qualidade”, acrescenta. As cores verdes também são conhecidas, mas não tão valiosas, ao menos que o verde seja intenso, quase no tom da esmeralda”, afirmou a designer.

Dominique expõe regularmente em feiras e eventos e comercializa suas peças exclusivas feitas com combinações em ouro ou prata. Seus trabalhos são muito requisitados por turistas.

Algumas das peças maravilhosas feitas com a gema larimar (crédito: Paulo Atzingen)

Patrimônio Cultural Dominicano

Esta gema foi declarada pelo Congresso Nacional do país como pedra nacional em 2011 e foi dedicada a ela o dia 22 de novembro de cada ano, como o Dia Nacional de Larimar”, símbolo, portanto, dominicano. Designers do mundo todo adquirem a pedra para montar suas jóias em concorridas vitrines internacionais.

www.dominiquecalderon.com – info@dominiquecalderon.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade