Márcia Harumi, coordenadora de desenvolvimento de cursos do Senac São Paulo fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

DIÁRIO: É possível perceber o desempenho de um profissional oriundo das escolas Senac de hotelaria?

MÁRCIA HARUMI – Com certeza! Este ano de 2014 o curso superior de Tecnologia em Hotelaria completa 25 anos. Ao longo dessa trajetória, vimos inúmeros alunos ingressarem e fazerem carreira no mercado hoteleiro. Além disso, o mercado da prestação de serviço, que preza pelo atendimento ao cliente, identificou no egresso de hotelaria do Senac, o perfil adequado para o relacionamento diferenciado com o cliente. Bancos, cartões de crédito, livrarias, shopping centers, consultorias e hospitais são alguns dos exemplos. O aluno de hotelaria aprende a trabalhar com a diversidade, com atenção aos detalhes, foco na experiência do cliente, visão sistêmica de processos, trabalhar em equipe, agir com proatividade, atitude empreendedora e a gerir o negócio hoteleiro. Esse resultado deve-se a um conjunto de ações educacionais realizadas nas salas de aulas, laboratórios, prática profissional nos Hotéis-escola Senac e estágios nas empresas. Recentemente, implementamos uma proposta educacional inovadora aos nossos alunos: o Desafio Senac: Alunos no Comando. Trata-se de experiência única para alunos dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, em que os alunos selecionados assumem o desafio de fazer a gestão de um dos Hotéis-escola Senac por um fim de semana, com hóspedes "reais". Para isso, precisam selecionar e gerir as equipes operacionais, realizar todo o planejamento do evento, a programação de atividades, a elaboração dos cardápios, a definição das tarifas e controle de custos, enfim, precisam atuar como profissionais cada qual em seu âmbito de atuação.

DIÁRIO: Você acha que o setor hoteleiro no Brasil, levando-se em conta os grandes eventos que aconteceram e os que ainda acontecerão aqui, é um setor promissor, uma boa opção para novos profissionais da área?

Veja também as mais lidas do DT

MÁRCIA HARUMI – Sim, o setor está em crescimento com previsão de dezenas de novos hotéis nos próximos anos, algumas redes hoteleiras pretendem duplicar o número de empreendimentos até 2017. Novos hotéis implicam em necessidade de contratação de mais profissionais. Com o aumento da concorrência, terão melhores oportunidades os que estiverem mais preparados.

 

DIÁRIO: Percebe que os profissionais de hotelaria buscam novas formas de especialização para se destacarem no mercado?
 
MÁRCIA HARUMI – Sim, por exemplo, em nossos programas de gestão executiva, com duração de três dias, vemos os gestores da hotelaria atualizando-se com o que há de mais avançado em gestão hoteleira, por meio de aulas com professores de Cornell University. Por outro lado, observamos uma crescente procura de pessoas graduadas em outras áreas do conhecimento, querendo empreender neste mercado. Eles buscam na Pós-graduação em Administração Hoteleira conhecimentos específicos para abrir e gerir um pequeno empreendimento de hospedagem, como os hostels. Além disso, muitos profissionais que atuam em determinada área dentro de um hotel optam por fazer a Pós-graduação em Administração Hoteleira para ampliar seus conhecimentos na gestão do negócio como um todo, aspirando por crescimento na carreira profissional dentro da hotelaria.

DIÁRIO: Que novidades ou destaques o Senac apresenta em seu portfólio nos próximos meses para os profissionais de hospitalidade?
 
MÁRCIA HARUMI – Gostaria de destacar a oferta de dois cursos de gestão executiva em parceria com a Cornell University, que serão ofertados no Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, em outubro. Com temas como Revenue Management e Gestão Financeira

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade