Mariana-um novo crime contra o patrimônio natural

Continua depois da publicidade

por Bayard Do Coutto Boiteux* (com edição)
 
Há vários dias, Mariana continua presente em nossas vidas, de forma triste e mostrando o descaso que as autoridades têm pelos produtos culturais e naturais do país. Podemos afirmar que de alguma forma a Samarco cometeu um crime contra a humanidade. A lama que chegou ao Espirito Santo acabou com um Rio, várias espécies deverão ser exterminadas e até hoje não sabemos o número exato de vítimas. Triste ver a venda de água com preços superfaturados ou a população brigando, na verdadeira aceitação da palavra, para obter água mineral.

Sim, há algo que não consigo entender: tantas leis, tantos discursos sobre sustentabilidade e na hora de um acidente, as sirenes não tocam pois a população não havia solicitado. E as multas, que não são pagas e que podem ainda ser rejeitadas. É muito triste viver num país sem punição efetiva mas sobretudo sem fiscalização.

Novamente, autoridades mineiras  e federais discutem as responsabilidades, acusando as demais para que não seja imputado a nenhum órgão a verdadeira culpa, no sentido maior pela ineficácia dos procedimentos de fiscalização.

Veja também as mais lidas do DT

Mais atemorizado, fico ainda quando vejo que as autoridades do executivo e do legislativo tiveram campanhas arcadas por mineradoras e que assim ficam quase que impedidas de gritar, gritar e fazer algo mais concreto.

O mundo passa por grandes crises de violência, identidade mas também de falta de planejamento, fiscalização e apreço pela vida humana, pelo esforço de populações que tiveram suas histórias apagadas e que parecem viver “de favor” em hotéis, sem saber algumas dos seus e do pouco que restou de suas vidas.

Eu sofro muto com tanto descaso e clamo por uma atitude mais verdadeira dos que nos governam e legislam por um país melhor.

Je suis Mariana.

* Bayard Do Coutto Boiteux é gerente de turismo do Preservale, coordenador do curso de Turismo da Unisuam e presidente do Site Consultoria em Turismo.(www.bayardboiteux.com.br)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade