Michelle Sabino, do SEBRAE-SP, conversou sobre turismo com o DIÁRIO

Com um Congresso Nacional renovado e com um horizonte político supostamente definido com a eleição do novo presidente da República, novas perspectivas se colocam para a iniciativa privada.  Diante deste cenário, o DIÁRIO conversou com Michelle de Stefano Sabino, Gestora de Projetos de Turismo do Sebrae-SP – lotada no Escritório Regional de Guarulhos – Michele conhece  alguns bons exemplos de gestão junto a pequenos empresários no segmento. Seja nos municípios de  Guarulhos, Atibaia, Mairiporã, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Arujá e/ou Santa Isabel.

“O principal desafio dos pequenos negócios no setor de turismo está relacionado ao entendimento de como melhor atender o novo perfil dos turistas. Os turistas estão cada vez mais conectados com a internet, mais informados e consequentemente mais exigentes” contou Michelle ao DIÁRIO.

Bacharel em Turismo, mestre em Gestão de Projetos e com um MBA em Economia e Negócios de Turismo, Michelle Sabino atua há mais de 10 anos com a elaboração de projetos empresariais e turismo. Em seu currículo constam atividades desenvolvidas na Siemens, Rede Globo, Vale, Festo, Eudora, Ministério do Turismo, além de Circuitos Turísticos, Conselho Municipal de Turismo e Convention & Visitors Bureau. Como professora universitária leciona no SENAC, Anhanguera Educacional e ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Inovação. Confira a entrevista completa.

DIÁRIO – Como é o trabalho de turismo dentro da estrutura do Sebrae-SP?

MICHELLE SABINO – O Sebrae-SP entende que o turismo é um setor prioritário por movimentar grandes números na economia em relação a geração de renda e emprego. É uma atividade que abrange um número expressivo de pequenos negócios por movimentar a cadeia produtiva do turismo com serviços de hospedagem, alimentação fora do lar, transporte, agências de turismo, artesanato, atrativos, entre outros. A missão do Sebrae-SP é apoiar os pequenos negócios com soluções de gestão empresarial para torná-los mais competitivos no mercado.

Atualmente oferece um Programa Setor/Segmento de Turismo no qual há uma trilha de cursos, oficinas, palestras e consultorias para munir os pequenos empresários de informação que tragam maior segurança na tomada de decisões estratégicas. É preciso inovar, incorporar a tecnologia na rotina dos empresários, buscar a interação com todos atores da cadeia produtiva do setor, e expandir para as novas tendências mundiais que direcionam o perfil do turista.

O Escritório Regional de Guarulhos do Sebrae-SP contribuiu com o desenvolvimento deste programa com destaque para três cidades: Atibaia, Santa Isabel e Mairiporã, que resultaram em criação da rede colaborativa dos pequenos negócios, promovendo oportunidade de novos negócios, inovação e geração de valor.

Representantes do município de Mairiporã participam de feiras e eventos (Crédito: divulgação)

DIÁRIO – Em qual região atua e que tipo de ações desenvolve?

MICHELLE SABINO – Atuo no Escritório Regional de Guarulhos do Sebrae-SP que abrange 9 municípios: Guarulhos, Atibaia, Mairiporã, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Arujá e Santa Isabel. Sou gestora de projetos de Turismo e consultora de negócios, dentre as principais atuações estão a articulação com parceiros do setor público e terceiro setor em prol dos potenciais empresários e pequenos negócios; ministrar palestras, cursos e realizar consultorias com soluções práticas de gestão empresarial com atendimentos individuais e coletivos; gerenciar projetos de turismo, qualificar e apoiar os pequenos negócios é a nossa missão, principalmente no setor do Turismo que é indutor de desenvolvimento, gerador de empregos, de renda e de inclusão social.

DIÁRIO – Conte-nos alguns exemplos/cases conquistados com o apoio do Sebrae-SP Unidade Guarulhos.

MICHELLE SABINO – O Escritório Regional de Guarulhos apoiou muitos empresários que tornaram cases de sucesso e motivaram outros empresários e regiões turísticas. Este destaque foi reconhecido pelo Sebrae-SP  ao sermos convidados a gravar o curso Desenvolvimento de Atrativos Turísticos já disponível no site do Sebrae-SP gratuitamente pelo formato de ensino à distância (curso EAD www.sebraesp.com.br). Os cases de sucesso de empresas de Turismo atendidas pelo escritório  de Guarulhos e eu como consultora apresentam orientações e dicas para quem quer empreender e desenvolver o seu negócio para a atividade turística. Alguns cases destaque são os municípios de Atibaia e de Mairiporã.

DIÁRIO – Qual o principal problema que observa nos pequenos e médios empresários atualmente?

MICHELLE SABINO – O principal desafio dos pequenos negócios no setor de turismo está relacionado ao entendimento de como melhor atender o novo perfil dos turistas. Os turistas estão cada vez mais conectados com a internet, mais informados e consequentemente mais exigentes. A interação entre clientes e as empresas começam na internet no momento da pesquisa do seu próximo destino e serviços que necessitem de reservas e continuam após a estada no local quando avaliará os espaços visitados por meio de app e redes sociais. A grande maioria dos pequenos negócios do setor de Turismo que o escritório regional de Guarulhos atende desconhece como estas ferramentas podem ser alavancadores para manter e conquistar novos clientes. O Sebrae-SP possui soluções para que o pequeno empresário tenha acesso a este e outros conhecimentos de gestão para que esteja mais preparado para as tendências do setor de Turismo.

DIÁRIO – Falando em nichos, quais estão mais desenvolvidos na região em que atua?

MICHELLE SABINO – Os nichos são Turismo Rural, Eventos, Turismo Cultural e Gastronômico. Mas vale ressaltar que atendemos toda a cadeia do turismo: atrativos turísticos, restaurantes, pousadas, agências de turismo receptivas, espaços de eventos, buffets, comércio diferenciado, transporte, entre outros. O Turismo Rural de Atibaia está mais avançado, o Roteiro já foi convidado por uma grande operadora a fazer parte de seu portfólio de destinos nível nacional.

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