Michelle Sabino, do SEBRAE-SP, conversou sobre turismo com o DIÁRIO

Com um Congresso Nacional renovado e com um horizonte político supostamente definido com a eleição do novo presidente da República, novas perspectivas se colocam para a iniciativa privada.  Diante deste cenário, o DIÁRIO conversou com Michelle de Stefano Sabino, Gestora de Projetos de Turismo do Sebrae-SP – lotada no Escritório Regional de Guarulhos – Michele conhece  alguns bons exemplos de gestão junto a pequenos empresários no segmento. Seja nos municípios de  Guarulhos, Atibaia, Mairiporã, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Arujá e/ou Santa Isabel.

“O principal desafio dos pequenos negócios no setor de turismo está relacionado ao entendimento de como melhor atender o novo perfil dos turistas. Os turistas estão cada vez mais conectados com a internet, mais informados e consequentemente mais exigentes” contou Michelle ao DIÁRIO.

Bacharel em Turismo, mestre em Gestão de Projetos e com um MBA em Economia e Negócios de Turismo, Michelle Sabino atua há mais de 10 anos com a elaboração de projetos empresariais e turismo. Em seu currículo constam atividades desenvolvidas na Siemens, Rede Globo, Vale, Festo, Eudora, Ministério do Turismo, além de Circuitos Turísticos, Conselho Municipal de Turismo e Convention & Visitors Bureau. Como professora universitária leciona no SENAC, Anhanguera Educacional e ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Inovação. Confira a entrevista completa.

DIÁRIO – Como é o trabalho de turismo dentro da estrutura do Sebrae-SP?

MICHELLE SABINO – O Sebrae-SP entende que o turismo é um setor prioritário por movimentar grandes números na economia em relação a geração de renda e emprego. É uma atividade que abrange um número expressivo de pequenos negócios por movimentar a cadeia produtiva do turismo com serviços de hospedagem, alimentação fora do lar, transporte, agências de turismo, artesanato, atrativos, entre outros. A missão do Sebrae-SP é apoiar os pequenos negócios com soluções de gestão empresarial para torná-los mais competitivos no mercado.

Atualmente oferece um Programa Setor/Segmento de Turismo no qual há uma trilha de cursos, oficinas, palestras e consultorias para munir os pequenos empresários de informação que tragam maior segurança na tomada de decisões estratégicas. É preciso inovar, incorporar a tecnologia na rotina dos empresários, buscar a interação com todos atores da cadeia produtiva do setor, e expandir para as novas tendências mundiais que direcionam o perfil do turista.

O Escritório Regional de Guarulhos do Sebrae-SP contribuiu com o desenvolvimento deste programa com destaque para três cidades: Atibaia, Santa Isabel e Mairiporã, que resultaram em criação da rede colaborativa dos pequenos negócios, promovendo oportunidade de novos negócios, inovação e geração de valor.

Representantes do município de Mairiporã participam de feiras e eventos (Crédito: divulgação)

DIÁRIO – Em qual região atua e que tipo de ações desenvolve?

MICHELLE SABINO – Atuo no Escritório Regional de Guarulhos do Sebrae-SP que abrange 9 municípios: Guarulhos, Atibaia, Mairiporã, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Arujá e Santa Isabel. Sou gestora de projetos de Turismo e consultora de negócios, dentre as principais atuações estão a articulação com parceiros do setor público e terceiro setor em prol dos potenciais empresários e pequenos negócios; ministrar palestras, cursos e realizar consultorias com soluções práticas de gestão empresarial com atendimentos individuais e coletivos; gerenciar projetos de turismo, qualificar e apoiar os pequenos negócios é a nossa missão, principalmente no setor do Turismo que é indutor de desenvolvimento, gerador de empregos, de renda e de inclusão social.

DIÁRIO – Conte-nos alguns exemplos/cases conquistados com o apoio do Sebrae-SP Unidade Guarulhos.

MICHELLE SABINO – O Escritório Regional de Guarulhos apoiou muitos empresários que tornaram cases de sucesso e motivaram outros empresários e regiões turísticas. Este destaque foi reconhecido pelo Sebrae-SP  ao sermos convidados a gravar o curso Desenvolvimento de Atrativos Turísticos já disponível no site do Sebrae-SP gratuitamente pelo formato de ensino à distância (curso EAD www.sebraesp.com.br). Os cases de sucesso de empresas de Turismo atendidas pelo escritório  de Guarulhos e eu como consultora apresentam orientações e dicas para quem quer empreender e desenvolver o seu negócio para a atividade turística. Alguns cases destaque são os municípios de Atibaia e de Mairiporã.

DIÁRIO – Qual o principal problema que observa nos pequenos e médios empresários atualmente?

MICHELLE SABINO – O principal desafio dos pequenos negócios no setor de turismo está relacionado ao entendimento de como melhor atender o novo perfil dos turistas. Os turistas estão cada vez mais conectados com a internet, mais informados e consequentemente mais exigentes. A interação entre clientes e as empresas começam na internet no momento da pesquisa do seu próximo destino e serviços que necessitem de reservas e continuam após a estada no local quando avaliará os espaços visitados por meio de app e redes sociais. A grande maioria dos pequenos negócios do setor de Turismo que o escritório regional de Guarulhos atende desconhece como estas ferramentas podem ser alavancadores para manter e conquistar novos clientes. O Sebrae-SP possui soluções para que o pequeno empresário tenha acesso a este e outros conhecimentos de gestão para que esteja mais preparado para as tendências do setor de Turismo.

DIÁRIO – Falando em nichos, quais estão mais desenvolvidos na região em que atua?

MICHELLE SABINO – Os nichos são Turismo Rural, Eventos, Turismo Cultural e Gastronômico. Mas vale ressaltar que atendemos toda a cadeia do turismo: atrativos turísticos, restaurantes, pousadas, agências de turismo receptivas, espaços de eventos, buffets, comércio diferenciado, transporte, entre outros. O Turismo Rural de Atibaia está mais avançado, o Roteiro já foi convidado por uma grande operadora a fazer parte de seu portfólio de destinos nível nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Vacine-se já contra o mito da superioridade – por Luiz Henrique Miranda*

    O Brasil, que possui reconhecida competência setorial no ambiente do agronegócio, busca com dificuldades prosperar no mercado global de viagens e turismo. Toda a...

    LATAM leva ventiladores pulmonares para combate da Covid-19 em Manaus (Veja Vídeo)

    A LATAM Cargo Brasil, por meio de seu programa Avião Solidário, e em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Governo...

    O Rio de Janeiro e os Eventos – por Bayard Do Coutto Boiteux*                      ...

    O momento atual é de muita prudência e sobretudo de trabalho em equipe. A pandemia nos mostra que a cadeia produtiva do turismo não...

    Decolar condenada a pagar à passageira R$ 8 mil por cancelamento de voo

    O advogado civil e colaborador do DIÁRIO,  David Damião Lopes, sócio do escritório Advogados Lopes acaba de nos enviar o resultado de uma condenação...

    Ministério do Turismo faz pesquisa com consumidores para avaliar retomada

    Uma pesquisa rápida, com seis questões de múltipla escolha e com o objetivo de analisar a opinião do público quanto à vontade de realizar...

    Secretário de Turismo do Rio convida guia de turismo para Coordenador de Operações

    Acaba de ser anunciado pela Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro que Arnaldo Bichucher, fundador e atual presidente da LIGUIA - Liga...

    Relacionadas

    Open chat