Ministério do Turismo fiscaliza prestadores de serviço no Rio de Janeiro

Continua depois da publicidade

A equipe de fiscais esteve no Pão de Açúcar com a missão de garantir a legalidade dos prestadores e contribuir para a formalização da atividade turística

AGÊNCIAS

O Rio de Janeiro foi o Estado escolhido pelo Ministério do Turismo para mais uma etapa do trabalho de fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. O objetivo das equipes, formadas por 11 fiscais do MTur e da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro/TurisRio, é verificar se agências de turismo, transportadoras, hotéis de guias de turismo que atuam na capital fluminense estão seguindo o que determina a Lei Geral do Turismo.

Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, a ação de fiscalização realizada na segunda-feira (6) é fruto de um planejamento do Ministério do Turismo e conta, no Rio de Janeiro, com o apoio do BPTur – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.

Veja também as mais lidas do DT

Antecipação do trabalho

“O Ministério do Turismo já tinha dado início às fiscalizações nas 27 unidades da federação. A nossa secretaria pediu a antecipação do trabalho no Rio de Janeiro por entendermos que o turismo é um dos segmentos que mais cresce e que necessita de contínuas vistorias para um atendimento de excelência para os nossos visitantes.

O Secretário disse, ainda, que o fato com a turista na Rocinha foi um caso isolado e que não é possível limitar ou proibir o turismo nas comunidades.

– Os turistas, principalmente os estrangeiros, têm curiosidade nesse passeio. O que precisamos é que, além da legalidade dos prestadores desse tipo de serviço, prevaleça o bom senso desses profissionais ao perceber qualquer anormalidade nessas localidades.

A equipe de fiscais esteve hoje no Pão de Açúcar com a missão de garantir a legalidade dos prestadores e contribuir para a formalização da atividade turística. Em caso de descumprimento das normas, os profissionais têm autoridade para autuar e multar quem estiver irregular. As multas podem variar de R$ 1.186 a R$ 854 mil. Os notificados têm trinta dias para se legalizarem.

Atualmente o Cadastur conta com 61,2 mil cadastros regulares de pessoas físicas e jurídicas. Na cidade do Rio de Janeiro há 5.193 guias de turismo e 1.794 agências de viagens regulares. O cadastro é simples e gratuito. Para realizá-lo, basta acessar a página www.cadastur.turismo.gov.br e seguir as orientações.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade