Ministro discute com gestores o novo ciclo do turismo

Continua depois da publicidade

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, abriu na última quarta-feira (20) o segundo dia de reuniões que visam fazer um diagnóstico e estabelecer proposições para o novo ciclo do turismo. As discussões resultarão em um documento referencial que servirá de base para a elaboração do Plano Plurianual do Planejamento Estratégico (2016 a 2019) do setor, além de outros planos de ação dos próximos mandatários do governo.

"Esse é o momento para pensarmos nos desafios do próximo ciclo do turismo. Precisamos entender se o setor e suas competências necessitam de políticas públicas específicas para avançar e quais devem ser as prioridades para melhorar a produtividade dos serviços", disse o ministro Vinícius Lages, na abertura do encontro.

O objetivo do documento é garantir a continuidade das conquistas obtidas e buscar um aprimoramento das políticas e programas do turismo. O fórum democrático reuniu o Ministério do Turismo, a Embratur, representantes do Conselho Nacional de Turismo, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais (Fornatur), a Associação Nacional dos Secretários e Dirigente de Turismo das Capitais e Destinos Indutores e representantes do Ministério do Planejamento, da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Veja também as mais lidas do DT

A presidente do Fornatur, Oreni Braga, ressaltou a importância de os estados e municípios se engajarem na construção desse novo ciclo. "Precisamos induzir os destinos a trabalhar nesta construção e consolidar suas estratégicas para a criação de novos produtos", disse.

Após a compilação das informações, o documento será encaminhado aos representantes do CNT na próxima reunião, que deve acontecer no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, para que os conselheiros façam a entrega do documento aos candidatos à presidência da República e posteriormente aos políticos que assumirão as vagas no Congresso Nacional a partir do próximo ano.

As discussões sobre a formulação do documento referencial tiveram início na última terça-feira (19), em um encontro realizado no auditório do MTur, com duas palestras que serviram de subsídio aos debates de quarta-feira (20). 

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade