MTur destaca importância do teatro para o Turismo

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com MTur)

A cultura brasileira é um dos grandes atrativos para quem viaja pelo país. Com um número cada vez maior de festivais, edificações tombadas pelo patrimônio histórico e manifestações sociais e religiosas, é cada vez mais fácil encontrar quem planeje as férias desejando visitar um destino referência em cultura.

A seguir, a história de cinco grandes teatros, que em suas encenações de tragédias, comédias e dramas, óperas e musicais, valorizam a memória, a história e a identidade brasileiras:

Veja também as mais lidas do DT

Theatro Municipal (São Paulo) – Inspirado na Ópera Garnier de Paris, sede de uma das principais companhias artísticas do mundo, o teatro foi inaugurado no início do século XX. Ele foi um dos palcos da Semana da Arte Moderna de 1922 e recebeu grandes artistas do início do século XX, como Heitor Villa-Lobos, Ella Fitzgerald, Rudolph Nureyev e Mikhail Baryshnikov.

Teatro Nacional (Brasília) – Projetado por Oscar Niemeyer, é um dos principais atrativos turísticos de Brasília e chama atenção de moradores e visitantes por sua estrutura em forma de pirâmide. No sexto aniversário da capital federal foi inaugurada a primeira sala do teatro, a Martins Pena. O Teatro Nacional foi palco para grandes artistas do século XX como os cantores Caetano Veloso e João Gilberto, a companhia de balé da Ópera de Paris e as atrizes Fernanda Montenegro e Rita Hayworth.

Teatro Álvaro de Carvalho (Florianópolis) – Um dos principais locais de cultura e diversão catarinense no início do século XX, o teatro de Florianópolis foi inaugurado oficialmente no dia 7 de setembro de 1875 com o nome de Santa Isabel. Em 1988 o teatro foi tombado como patrimônio cultural estadual pela Fundação Catarinense de Cultura e, seis anos depois, recebeu seu nome atual em homenagem ao primeiro dramaturgo do estado, Álvaro de Carvalho.

Teatro das Artes (Rio de Janeiro) – Inaugurado em 1998, no Shopping da Gávea, o Teatro das Artes possui um espaço amplo para realização de eventos, com capacidade para 421 pessoas. A peça de estreia do teatro foi “Arte”, da roteirista Yasmina Reza, que contou com os atores Paulo Goulart, Paulo Gorgulho e Pedro Paulo Rangel.

Teatro Jorge Amado (Salvador) – Tem um amplo espaço para a realização de eventos educacionais, apresentações culturais e artísticas, com capacidade para 418 pessoas. Entre os grandes artistas que já passaram pelo palco do teatro destacam-se vozes da música baiana, como Margareth Menezes, Vanessa da Mata e Luiz Caldas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade