Nova Friburgo reúne trade turístico no Encontro Fluminense FBHA

Continua depois da publicidade

No 1º Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional, Nova Friburgo reúne trade turístico da região; veja como foi

No dia 17 de outubro, em Nova Friburgo, na região da Serra Verde Imperial do RJ, aconteceu a 1ª edição do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional.

Inclusive, o Encontro reuniu cerca de 140 empresários e fornecedores da região, além de presidentes dos Sindicatos de Hospedagem e Alimentação do Estado do Rio de Janeiro. Assim como coordenadores de projetos do Sebrae, representantes de entidades de classe e secretários municipais de turismo dos municípios da região.

Nova Friburgo reúne trade turístico da região e presidente da FBHA comenta benefícios de parceria

De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que realiza os Encontros Fluminenses juntamente com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Nova Friburgo (Sindturismo NF), o apoio da Fecomercio RJ, Sesc, Senac e do Sebrae para a indústria do turismo no estado está sendo fundamental. Tanto para fomentar os diferentes destinos quanto para elevar o potencial do setor na geração de emprego e renda.

“A participação técnica e institucional de todo o Sistema S e do Sebrae tem impulsionado as ações em prol ao turismo, uma das molas propulsoras da recuperação do Rio. Um dos nossos objetivos nesses eventos é fortalecer e unir os sindicatos e empresários locais, pois precisamos pensar o turismo de forma regional, fazendo o setor evoluir em todos os municípios de forma conjunta”, comentou o presidente da FBHA.

Veja também as mais lidas do DT

“Por isso, também buscamos juntar o poder público com entidades de classe e criar um ambiente de negócios tanto para os empresários quanto para os fornecedores das indústrias de hospedagem e alimentação “, complementou.

“Integrar toda a cadeia produtiva”

Para Edson Biá, presidente do Sindturismo Nova Friburgo, é essencial integrar toda cadeia produtiva. Seja interagindo com o poder público, com as entidades ou com o setor privado.

“Por isso, é fundamental destacar a importância da participação dos representantes de cidades próximas a Nova Friburgo, como Cantagalo, Teresópolis, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Bom Jardim, Guapimirim e Três Rios, afirmou Edson Bia, presidente do Sindturismo Nova Friburgo. A interação com outros municípios do entorno é fundamental para fortalecer o diálogo com quem faz a indústria do turismo funcionar”, disse o presidente da Sindturismo Nova Friburgo.

Conhecimento do trade para fortalecer o setor

Segundo o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Renan Alves, todo o conhecimento que o trade traz para esse evento é muito importante para seu fortalecimento.

“A presença de diversas marcas locais que puderam apresentar seus produtos artesanais e naturais é fundamental para que possamos cada vez mais incrementar as parcerias dentro da nossa rede hoteleira e restaurantes dos nossos circuitos turísticos. Tenho certeza que saímos desse evento mais fortalecidos, destacou o secretário.

Nova Friburgo reúne trade e presidente do SindSol do desenvolvimento sustentável

Entre os presentes no evento, esteve Thomas Weber, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios (SindSol). Inclusive, a cidade receberá o evento no dia 25 de outubro.

Além disso, Weber ressaltou a importância de realizar um trabalho com foco no desenvolvimento sustentável do turismo regional. Para isso, gerando uma união entre o empresariado local e os gestores da política de todos os municípios fluminenses.

Integração regional como ponto chave para desenvolver o setor da região

Por sua vez, Germano Valente, presidente do Sind Turismo Petrópolis, disse que a integração regional é um ponto chave para o desenvolvimento do setor na região.

Nova Friburgo reúne trade: Da esquerda para a direita: Germano Valente (Sindturismo Petrópolis); Thomás Weber (SindSol Bízios) e Edson Biá (Sindturismo NF) (
Da esquerda para a direita: Germano Valente (Sindturismo Petrópolis); Thomás Weber (SindSol Bízios) e Edson Biá (Sindturismo NF) (Foto: Divulgação)

“O turismo precisa de integração e de networking para desenvolver a cidade. O setor tem essa capacidade de gerar emprego e renda que é o que a gente mais precisa da região”, afirmou.

Veja a programação do Encontro, participantes e datas das próximas edições

O encontro contou com palestras sobre turismo e bate papo com secretários e prefeitos sobre políticas públicas relacionadas ao turismo. Além de sessões de negócios, degustação de produtos gastronômicos e exposição de artesanato local. Tudo isso para que todos pudessem conhecer melhor os atrativos de Nova Friburgo.

Além disso, entre os participantes do evento, também estiveram Alexis Japiassu, presidente do SindLeste, Pablo Sérgio, secretário de Turismo de Cordeiro; Darci Menezes, secretária de Turismo de Teresópolis. Assim como Fernanda Gripp, gerente regional do Sesc e Marisa Cardoso, coordenadora de projetos do Sebrae.

Nova Friburgo reúne trade turístico: Renan Alves, secretário municipal de turismo de Nova Friburgo; e Fernanda Gripp, gerente regional do Sesc, na abertura do Encontro Fluminense FBHA
Renan Alves, secretário municipal de turismo de Nova Friburgo; e Fernanda Gripp, gerente regional do Sesc, na abertura do Encontro Fluminense FBHA (Foto: Divulgação)

Ainda, o Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional acontecerá em Nova Iguaçu (31/10), e em Petrópolis (22/11). Inclusive, ele é realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e pelo Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Armação dos Búzios (SindSol). Além disso, conta com o apoio técnico e operacional da Fecomércio-RJ, Sesc, Senac e do Sebrae.

Para saber mais, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade