Novotel São Paulo Center Norte: um centro empresarial em forma de hotel

Continua depois da publicidade

RETRO 2018 – Publicado dia 28 de setembro

Quem passa pela frente do Novotel Center Norte, na região da estação Tietê do Metro, na zona norte de São Paulo, imagina que ali é mais uma unidade hoteleira do Novotel, uma das bandeiras midscale da rede Accor. Sim, mas é mais que isso.

Por Paulo Atzingen*

Sede do setor financeiro e contábil do grupo francês no Brasil, o empreendimento inaugurado no ano 2000 tornou-se multifuncional e abriga em alguns de seus andares quatro empresas de médio porte, onde cerca de 500 pessoas trabalham diariamente.

Em tempos de compartilhamento e democratização de espaços como o uber e o airbnb o gerente geral do hotel, Hélio Gelinski  utiliza de forma criativa sua estrutura para otimizar espaços, ganhar em escala e, evidentemente, aumentar a rentabilidade do hotel. “Tivemos uma queda na receita com a evasão de eventos do pavilhão do Anhembi. Para reverter esse quadro foi preciso criar novas ideias para aumentar as entradas”, explica.

Veja também as mais lidas do DT

Restaurante vira refeitório

Helio ao identificar os horários de alta demanda e baixa procura em um dos restaurantes que tem no hotel (o Kita Sushi Bar) teve a ideia de adaptá-lo como refeitório para o almoço dos executivos. “A qualidade das refeições, do atendimento e do espaço lembram um restaurante, no entanto, adaptamos como um refeitório, especialmente preparado para as empresas daqui nos horários de almoço. Nossa cozinha prepara, em média, 500 refeições por dia”, quantifica.

Um restaurante adaptado como um refeitório especialmente preparado para as empresas nos horários de almoço (Crédito: DT)

Snack Car

Outro serviço agregado do hotel é o snack car, uma ideia da administração em oferecer às pessoas que trabalham nos escritórios aquele lanchinho intermediário entre as refeições.

Novos clientes

E as novas ideias não pararam por aí. Hélio acrescenta que a partir deste ano iniciou contratos com times de futebol e companhias aéreas. “Estamos colados à marginal Tietê, que tem acesso facilitado ao aeroporto de Guarulhos. Tripulantes de várias companhias aéreas e equipe técnica e jogadores de times de futebol da primeira divisão ficam hospedadas conosco”, adianta.

Quem é Hélio Gelinski?

Eventos

Com uma área contínua de 2.800 metros quadrados e um auditório que pode receber até mil pessoas, o Novotel São Paulo Center Norte recebe semanalmente pequenos, médios e grandes eventos.  São empresas de coaching, universidades, da área médica, da área de educação, e uma gama de novas tendências produtivas do mundo digital e tecnológico. “Temos várias salas de apoio que auxiliam e servem de base para grandes eventos. Além disso, montamos quiosques para venda de produtos (preparados por nossa cozinha) para consumo imediato”, completa o gerente geral; em termos percentuais, os eventos respondem por 40% da receita do hotel.

Equipe do Gourmet Bar com a chef dos maitres, Daniela Padilha (segunda à direita) (Crédito: DT)

Ocupação

Com 170 funcionários diretos e mais 50 terceirizados Hélio administra mais que um hotel, mas um centro de negócios dinâmico e moderno. O hotel foi o primeiro a receber em maio de 2017, o Gourmet Bar, um novo conceito de ambientes e arquiteturas funcionais proposto ela rede Accor, que atende toda a diversidade de hóspede (Veja Matéria do DT).

“Esse espaço, colado ao lobby é multifuncional, atraente e faz com que o hóspede se sinta à vontade.  Ele ampliou a percepção de que o Novotel pode receber todos os tipos de clientela, além da executiva”, explica Gelinski.  E conclui: historicamente vínhamos com uma média de ocupação em torno de 55% ao ano. Subimos para 60% e posso adiantar que nosso último mês de agosto tivemos um ótimo desempenho: 74%”, comemora Gelinski.

Gourmet bar ampliou a percepção de que o Novotel pode receber todos os tipos de clientela, além da executiva (Crédito: DT)

Investimentos

Com três torres, andares office, área de lazer, convivência, restaurantes e 344 apartamentos, o Novotel São Paulo Center Norte tem investimentos anuais em sua infraestrutura. Hélio adianta que este ano de 2018 foram gastos R$ 5 milhões e que 2019 esse valor dobrará. “É o retrofit integral em todos os apartamentos, e também um trabalho refinado com madeira, já que as habitações guardam suas características originais, sem falar na substituição dos metais nos banheiros”, enumera.

Serviço

Novotel Center Norte São Paulo

Avenida Zaki Narchi 500, São Paulo, Brasil

02029-000 – novotel.com

*O jornalista Paulo Atzingen ficou hospedado no Novotel São Paulo Center Norte durante a 56ª Abav-Expo

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade