Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa – aponta que o faturamento referente às vendas efetuadas em dezembro não chegaram a 50% se comparado ao mesmo mês, em 2019.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias


O relatório aponta que, dessas empresas, 31% disseram que o percentual não alcançou 10% do que foi comercializado no ano anterior. Os rumos da pandemia e o contexto de incertezas fizeram com que a baixa expectativa de faturamento, prevista ao longo dos meses de 2020, se confirmasse.

Essas premissas integram o décimo levantamento mensal da BRAZTOA que traz números de dezembro sobre a comercialização e gestão de seus associados, que representam cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil, diante da pandemia da COVID-19.

Apesar de estarem abaixo dos patamares no comparativo com um período sem crise, as vendas estão acontecendo no cotidiano de 88% das empresas consultadas. “Existe uma movimentação, um interesse entre as pessoas que não veem a hora de relaxar, mudar de ares, agendar suas viagens, mas as comercializações e consultas estão sendo realizadas com muita cautela, já que o cenário de incertezas continua. Esse levantamento foi feito em dezembro, antes do início da campanha de vacinação em território nacional, mais um fator entre muitos outros – como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social – que pode contribuir para o começo de um período de maior segurança para as pessoas”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA. 

O bimestre dezembro/janeiro, marcado pelo alto volume de embarques, também teve grande adesão por parte dos viajantes se considerarmos o atual cenário, e fizeram parte das vendas de 57% e 62% das operadoras, respectivamente, e praticamente dividiu o ranking com as viagens adquiridas com antecedência.

1º Sem 2021

Os embarques para o primeiro semestre de 2021 lideraram as vendas das operadoras BRAZTOA em dezembro (apontado por 69% das empresas), já as viagens que acontecerão no segundo semestre de 2021 fizeram parte da comercialização de 57% das operadoras.

A lista de destinos nacionais mais comercializados cresceu no período de verão e entre eles figuram: Maceió, Salvador, Fortaleza e Natal, Porto de Galinhas, Gramado, Bonito, Amazonas, Rio de Janeiro (Capital e Serras) e São Paulo (Capital e Interior). Já no internacional, Cancun, Punta Cana, Playa Del Carmen, Maldivas, Dubai, Espanha e Turquia se destacam.

Gestão e expectativas

Para 59% das operadoras, o faturamento do primeiro semestre de 2021 não atingirá 50% em comparação com o mesmo período pré-pandemia. Já em relação ao segundo semestre deste ano, o  número de empresas que espera um faturamento que não chegue a 50% apresenta pequena melhora e cai para 48%. 

Em relação à gestão, 17% das operadoras sinalizou a pretensão de fazer contratações nos próximos dois meses. Já 34% das empresas pretendem utilizar ferramentas e medidas governamentais que possibilitem redução de jornada e salários, com o intuito de manter sua equipe. 19% utilizarão acordos sindicais para redução de jornada e salários, e 15% pretendem retomar a jornada normal de oito horas de trabalho. Por fim, 9% terão que desligar colaboradores e outros 6% apontaram a expectativa de suspensão de contratos via medidas do Governo Federal, que não foram prorrogadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    FBHA aponta urgência na aprovação da PEC Emergencial

    A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), junto com a coalizão de entidades que representa hotéis, resorts, parques e atrações, feiras e eventos,...

    RS em bandeira preta: veja o que muda em todas as regiões a partir de sábado, dia 27

    Diante do crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares desde o início da pandemia, o que já...

    Iphan e Arquidiocese do Rio vão implementar Via-Sacra no Cristo Redentor

    O ano de 2021 marca os 90 anos do Cristo Redentor. Ao longo de nove décadas, o monumento se consolidou como um dos maiores...

    I Mostra Internacional de Economia Criativa acontece de 13 de março a 11 de abril

    A ideia é democratizar e valorizar a Economia Criativa.  A I Mostra Internacional de Economia Criativa apresentará profissionais, iniciativas e oficinas de diversos segmentos da área,...

    Endurecimento da quarentena: quais as alternativas de empregadores e empregados?

    O aumento expressivo de casos de Covid-19 nos últimos dias está resultando novas medidas drásticas de endurecimento da quarentena, mas a vida de empregadores...

    DIÁRIO adianta novo vídeo da Air France que entra no ar dia 1º de março

    A Air France apresenta nesta quarta-feira (24) seu novo vídeo de segurança em voo - uma vitrine elegante, viva e dinâmica da cultura francesa....

    Relacionadas

    Open chat