Esta sexta-feira (21) é especial para a cidade de São Paulo. O mais famoso e queridinho parque dos paulistanos, o Ibirapuera, completa 60 anos nesta data. Com uma área de 1.584.000 m² divida entre trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta, área verde e galerias, museus, etc., o local reúne inúmeras possibilidades para realizar atividades recreativas num só lugar.
Em entrevista ao DIÁRIO, Heraldo Guiaro, diretor do Parque Ibirapuera, falou sobre a importância que o local tem para a cidade. “O Ibirapuera não é só um parque, ele é um conjunto cultural. As pessoas podem visitá-lo para praticar exercícios, entrar em contato com a natureza e, também, visitar nossos equipamentos como o Planetário, a Bienal das Artes, os Museus de Arte Contemporânea (MAC), de Arte Moderna (MAM), Afro-Brasil e a OCA, além do Auditório do Ibirapuera”, afirma o diretor.
Heraldo Guiaro, diretor do Parque Ibirapuera, trabalha no local há nove anos. Foto: Antonio Milena |
Antes uma aldeia indígena, conhecido como Ypy-ra-ouêra, o local do Parque do Ibirapuera começou a ganhar suas primeiras ideias em 1920. Mas foi em 1951 que o então governador do estado, Lucas Nogueira Garcez, institui uma comissão mista composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada para que o parque fosse o principal marco das comemorações dos 400 anos de São Paulo.
Veja também as mais lidas do DT
Apesar dos esforços, o Ibirapuera só foi inaugurado em 21 de agosto de 1954. O projeto foi concebido pelo arquiteto paisagista Augusto Teixeira Mendes, e o arquiteto Oscar Niemeyer desenvolveu o núcleo de edificações da centralidade cultural (Marquise, Museu Afro, OCA, Auditório e Bienal). O paisagista Roberto Burle Marx elaborou o desenho da praça que hoje tem seu nome.
Para Guiaro, a história do Ibirapuera é fantástica. “Manuel Lopes de Oliveira, funcionário da prefeitura, iniciou um plantio de árvores ornamentais e exóticas a fim de acabar com o excesso de umidade do local. O esforço do funcionário deu certo e hoje o parque abriga um viveiro que leva seu nome, o Manequinho Lopes. Isso é um exemplo de planejamento e perseverança” contou ele ao DT.
O parque está com uma programação especial durante esta semana, e, hoje, em comemoração ao aniversário, haverá um show das águas com projeção de luzes e som, com o Parabéns ao Parque Ibirapuera (às 19h) e exibição do espetáculo 'A Dama da Natureza' (às 20h).
Serviço
Parque Ibirapuera
AV