Parabéns Ibirapuera! O parque mais famoso de São Paulo completa 60 anos

Continua depois da publicidade

Esta sexta-feira (21) é especial para a cidade de São Paulo. O mais famoso e queridinho parque dos paulistanos, o Ibirapuera, completa 60 anos nesta data. Com uma área de 1.584.000 m² divida entre trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta, área verde e galerias, museus, etc., o local reúne inúmeras possibilidades para realizar atividades recreativas num só lugar.

Em entrevista ao DIÁRIO, Heraldo Guiaro, diretor do Parque Ibirapuera, falou sobre a importância que o local tem para a cidade. “O Ibirapuera não é só um parque, ele é um conjunto cultural. As pessoas podem visitá-lo para praticar exercícios, entrar em contato com a natureza e, também, visitar nossos equipamentos como o Planetário, a Bienal das Artes, os Museus de Arte Contemporânea (MAC), de Arte Moderna (MAM), Afro-Brasil e a OCA, além do Auditório do Ibirapuera”, afirma o diretor.

 Heraldo Guiaro, diretor do Parque Ibirapuera, trabalha no local há nove anos. Foto: Antonio Milena

Antes uma aldeia indígena, conhecido como Ypy-ra-ouêra, o local do Parque do Ibirapuera começou a ganhar suas primeiras ideias em 1920. Mas foi em 1951 que o então governador do estado, Lucas Nogueira Garcez, institui uma comissão mista composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada para que o parque fosse o principal marco das comemorações dos 400 anos de São Paulo.

Veja também as mais lidas do DT

Apesar dos esforços, o Ibirapuera só foi inaugurado em 21 de agosto de 1954. O projeto foi concebido pelo arquiteto paisagista Augusto Teixeira Mendes, e o arquiteto Oscar Niemeyer desenvolveu o núcleo de edificações da centralidade cultural (Marquise, Museu Afro, OCA, Auditório e Bienal). O paisagista Roberto Burle Marx elaborou o desenho da praça que hoje tem seu nome.

Para Guiaro, a história do Ibirapuera é fantástica. “Manuel Lopes de Oliveira, funcionário da prefeitura, iniciou um plantio de árvores ornamentais e exóticas a fim de acabar com o excesso de umidade do local. O esforço do funcionário deu certo e hoje o parque abriga um viveiro que leva seu nome, o Manequinho Lopes. Isso é um exemplo de planejamento e perseverança” contou ele ao DT.

O parque está com uma programação especial durante esta semana, e, hoje, em comemoração ao aniversário, haverá um show das águas com projeção de luzes e som, com o Parabéns ao Parque Ibirapuera (às 19h) e exibição do espetáculo 'A Dama da Natureza' (às 20h).

Serviço
Parque Ibirapuera

AV

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade