quarta-feira, julho 9, 2025
InícioBlog do DiárioParques temáticos são prioridade para ampliar o turismo

Parques temáticos são prioridade para ampliar o turismo

Os parques temáticos têm um grande potencial de crescimento no Brasil. Com visitação anual de 12 milhões de pessoas e faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão, eles são objeto de um estudo do Ministério do Turismo que visa propor estratégias para torná-los mais competitivos no cenário global. Os parques temáticos aparecem em evidência no Plano de Ação do MTur.

Segundo o Ministro do Turismo, Vinicius Lages, os parques temáticos são muito importantes para o crescimento do turístico no país. “Precisamos fortalecer as ações interministeriais com uma agenda conjunta sobre o tema, desenvolver estudos sobre a cadeia produtiva em relação aos aspectos legais e construir um modelo para atrair investimentos e potencializar os negócios turísticos dos parques”, afirma.

Atualmente 18 empreendimentos fazem parte do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat), que segundo a Lei Geral do Turismo o classifica como empreendimentos permanentes voltados ao turismo. Entre eles estão o Beach Park (CE), o Beto Carrero (SC), o Hopi Hari (SP), o Hot Park (GO) e o Wet`n Wild (SP); além das atrações turísticas como o trem do Corcovado e o Pão de Açúcar (RJ), o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu (PR) e o Parque Unipraias (SC).

“Por conta da dificuldade de financiamento, de operação e de aquisição de equipamentos, nosso custo operacional é muito alto. Este segmento ainda não se desenvolveu como poderia em relação a outros países do mundo”, disse o presidente do Sindepat, Alain Baldacci.

Segundo a Associação de Entretenimentos Temáticos, que analisa o setor de parques no mundo, houve um crescimento global geral de 5,4%, com destaque para os parques asiáticos, que tiveram taxas de até 7,5% em média, e das Américas entre 4% a 5%. O parque Magic Kingdom, de Walt Disney World, na Flórida, é o campeão de visitações, com 18,5 milhões de pessoas no ano passado.

Em 2013, o Sindepat e a Embratur lançaram um catálogo bilíngue com as principais informações sobre os parques temáticos e atrações turísticas brasileiras, com o objetivo de divulgar as atrações aos turistas estrangeiros.

AV

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque