Plana convida para vivência no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP)

Que tal vivenciar uma rica experiência de conexão com uma comunidade quilombola? A Plana, em parceria com a gestão do Turismo de Base Comunitária do Quilombo da Fazenda, promoverá entre os dias 6 e 8 de setembro a “Vivência no Quilombo – Saberes Tradicionais”.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

O Quilombo da Fazenda é formado por famílias de descendentes de africanos escravizados, e que hoje carregam consigo toda a história de força e resistência de sua ancestralidade e preservam saberes tradicionais que compõem o mosaico cultural do nosso país. Nesta edição vamos aprender na teoria e na prática todo o processo da produção de farinha artesanalmente, desde o plantio da mandioca, passando pela etapas de produção, até o produto final, tudo isso com o acompanhamento de um morador local.

Teremos ainda a indispensável Roda de Conversa com o Seu Zé Pedro, mestre quilombola, um momento muito rico para conhecermos os modos de vida, os meios de subsistência e alguns contos e histórias do passado da comunidade.

Como estaremos na Serra do Mar, uma bela trilha faz parte da programação, a Trilha do Jatobá, uma excelente oportunidade para sentir e se conectar com a natureza, aprender sobre o ecossistema local e entender a íntima relação dos quilombolas com a floresta. E claro, nessas vivências não pode faltar música e dança! Entraremos na roda junto com o grupo Ô de Casa em uma marcante apresentação de Jongo, uma manifestação cultural tradicional e muito representativa herdada dos ancestrais africanos.

Com muitas conexões, entre todas as trocas de experiências, sentimentos e saberes que permeiam toda a vivência, há também os sabores, pois comida é um assunto levado a sério! Iremos saborear deliciosos pratos tradicionais da cultura quilombola e caiçara preparados com muito zelo.

Vem com a gente vivenciar essa rica experiência de aprendizado e conexão com a cultura quilombola? Veja os detalhes da viagem:

VIVÊNCIA NO QUILOMBO – SABERES TRADICIONAIS

Data: 6 a 8 de setembro (a chegada é na sexta a noite e o retorno no domingo a tarde)

Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba/SP

Inclui: Duas noites de hospedagem coletiva em casa familiar, todas as refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), to as atividades da programação com guias e monitores locais, acompanhamento da equipe da Plana.

Valor: R$ 450,00

Reservas: https://forms.gle/E3GBZnwMgn7prPDe9

Programação:

  • Oficina de Produção Artesanal de Farinha

  • Roda de Conversa

  • Apresentação de Jongo

  • Trilha do Jatobá e banho de cachoeira

Observações:

  • As vagas são limitadas, não deixe para última hora!

  • As crianças são bem-vindas, traga a sua família! Crianças de até 6 anos não pagam, e crianças entre 7 e 12 anos pagam meia.

  • O transporte não está  incluso, mas incentivamos as caronas colaborativas, uma forma mais econômica e sustentável de chegar até a vivência.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Bolsa qualificação beneficia turismo de Foz do Iguaçu e preserva 4,5 mil empregos

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas...

Portugal recebe o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo,...

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho

A União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho e começará a suspender as restrições a viagens fora do bloco...

Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias