Por um dia, bancos se tornam museus em 50 cidades italianas

Continua depois da publicidade

Todo primeiro sábado de outubro os bancos italianos abrem as portas ao público, dessa vez não para atendê-los, mas para disponibilizar as obras de artes que estão dentro de muitas instituições do país.

“Invito a Palazzo” é o nome da iniciativa promovida pela Associação Bancária Italiana (ABI), que já está em sua 15ª edição. Isso porque muitos bancos na Itália são localizados em palácios ou edifícios históricos, com a sede central da ABI no Palazzo Koch, em Roma.

A iniciativa cultural continua a crescer ano após ano, e, em 2016, 96 palácios estarão no roteiro. Ao todo, são 42 bancos e 23 fundações espalhadas em 50 cidades localizadas em 16 regiões italianas.

Veja também as mais lidas do DT

Nesta edição, que aconteceu neste sábado (1), as instituições bancárias ficaram abertas das 10h da manhã até as 19h, com entrada gratuita. A oportunidade permite admirar verdadeiras relíquias da arte, já que durante os outros dias é um local de trabalho, e não convém este tipo de visita. Alguns deles contarão com guias turísticos que podem explicar do barroco ao renascentista, dependendo de cada local, e da arquitetura antiga da maioria dos palácios. O país vêm incentivando a propagação do público em programas culturais, por exemplo, o primeiro final de semana de todo mês, a entrada é gratuita nos museus. (ANSA)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade