A história do descobrimento do Brasil aguça a curiosidade, nos levando a deparar com belas praias intactas e conhecer o próprio Monte Pascoal, do jeito que Cabral o avistou
por Eduardo Andreassi (ESPECIAL PARA O DIÁRIO)
Com 84 km de praias semi-virgens, Prado está situado no extremo sul da Bahia e é famoso pelo seu cenário paradisíaco e pelo sossego, sem aquela agitação de lugares mais badalados. Além disso, foi aqui que Cabral avistou o Monte Pascoal. Quer mais? Conta com boa infraestrutura, total tranquilidade, diversos opções de passeios e lazer para todos os públicos, incluindo casais e famílias.
As belezas naturais que se concentram em Prado dispensam maiores apresentações. Para os que desejam relaxar, suas lindas praias, o mar de águas mornas, as piscinas naturais, o sol quente e a brisa suave proporcionam ao turista a sensação de paz e tranquilidade.
Veja também as mais lidas do DT
Prado – Praias e cenários paradisíacos
Praias calmas e falésias formam o cenário de Prado. Suas águas cristalinas, alternando entre tons de verde e azul, com falésias, arrecifes e areias, contrastam de forma harmônica com um cenário surreal.
Situada a cerca de duas horas de Porto Seguro, a pequena cidade de Prado possui dezenas de praias a serem (re)descobertas e vivenciadas. Citamos aqui algumas delas, mas tenham a certeza que há muito mais a ser visto e admirado.
Cumuruxatiba
Aqui o turista irá mergulhar nas lindas praias da região e um pouco na história do Brasil.
Localizado a 32 km de Prado, é uma vila de pescadores, repleta de belas praias, pousadas e ótima gastronomia. A viagem de Prado até Cumuruxatiba tem cerca de 30 km por terra, durando aproximadamente uma hora.
Barra do Cahy
A primeira praia do Brasil. No local paradisíaco, a praia de águas claras se encontra com um rio. Há ainda grandes falésias e muitos coqueiros. Do mar na Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica cerca de 60 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação.
Praia do Tororão
Mar claro e falésias de variados tons que chegam a 30 metros de altura. O maior charme do lugar e de beleza única é uma pequena cascata de água doce que desce das falésias e vai direto para o mar, proporcionando uma visão espetacular. Fica a 18 km do centro de Prado.
Ponta do Corumbau
Considerada uma das mais lindas do Brasil, possui 15 km de praia deserta com água cristalina e coqueirais à beira-mar. As falésias de tons variados permitem uma contemplação da natureza.
Os passeios de barcos e escunas mostram toda beleza do encontro das águas do rio com o mar, formando belíssimas piscinas naturais na maré baixa.
Praia da Amendoeira (ou Viçosa)
Na região norte da cidade de Prado, a 7 km de Prado e entre as praias da Paixão e do Farol, está localizada a Praia da Amendoeira ou Praia da Viçosa. Pelo fato de ter a proteção dos recifes, é um bom local para banhos.
É uma praia deserta, por isso, existe pouca estrutura de barracas. Suas falésias de cor laranja e avermelhada com pouca vegetação contrastam com o cenário paradisíaco da praia, que não possui coqueiros, mas sim uma amendoeira, muito sol e mar. Do alto das falésias, um mirante natural mostra uma visão panorâmica da praia.
Praia das Ostras
Localizada a alguns quilômetros da área central da cidade; tem águas calmas e transparentes. Em alguns períodos do ano formam-se piscinas naturais à beira mar.
Praia da Japara Grande
Distante 22 km de Prado, é uma praia deserta com altas falésias coloridas. O mar é propício para banho durante as marés; é cortada pelo Rio Japara Grande, que parte do manguezal da região. Boa para pesca, esportes à vela e nudismo.
Gastronomia
Mas nem só de belas praias e história Prado conquista seus visitantes.
Um dos destaques que não poderíamos deixar de mencionar é sua rica gastronomia, baseado especialmente em frutos do mar. Degustam-se excelentes pratos nas barracas ao longo das praias de Prado.
Beco das Garrafas
O charmoso conjunto de ruas de pedra é palco da boemia da cidade. Ali ficam muitos barzinhos e restaurantes e alguns contam ainda com música ao vivo para animar a noite.
O carro chefe desses restaurantes são os divinos frutos do mar, coquetéis e sobremesas.
Conhecendo o Monte Pascoal
O Monte Pascoal possuiu (536 metros de altitude e está localizado próximo ao município de Itamaraju, na Bahia.
O morro que lhe dá nome foi o primeiro avistado por Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, quando chegou ao Brasil. Mais do que conservar a história, o Parque Nacional de Monte Pascoal possui a mais importante reserva de Mata Atlântica do sul da Bahia, na região que é conhecida como Costa do Descobrimento.
Em 29 de novembro de 1961, foi oficialmente criado o Parque Nacional do Monte Pascoal, com 22 500 hectares e 110 quilômetros de perímetro, no município de Itamaraju.
Os diversos atrativos ecoturísticos existentes no parque proporcionam a realização de diversas atividades recreativas como caminhadas em trilhas e praias, banho de mar ou rio e contemplação da natureza. A visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos condutores indígenas e pode ser adquirido com o agente de viagens.
A ICMBio é a responsável por todas as benfeitorias e manutenções do parque, como conservação das trilhas, prevenção do fogo (formação de brigadistas) e elaboração de projetos de restauração florestal. ”
Como chegar ao Parque
A melhor forma de se chegar ao Monte Pascoal é pela BR-101/Vitória-Salvador, passando pela Aldeia Pataxó Pé do Monte, onde se localiza a portaria principal do parque. No local há condutores indígenas capacitados, além da venda de artesanato e apresentações culturais.
Maiores informações acesse ICMBio.
Distâncias de Prado
Prado/São Paulo – 1396 km
Prado/Belo Horizonte – 798 km
Prado/Goiânia – 1667 km
Prado/Porto Seguro – 207 km
Prado/Salvador – 672 km
Prado/Rio de janeiro – 953 km
Prado/Recife – 1473 km
_______________
*O Jornalista viajou a convite da Pousada Casa de Maria e Catavento Tour