Press Emblem de Genebra aponta: Brasil lidera lista de jornalistas mortos por Covid-19

Continua depois da publicidade

Em um ano de pandemia, pelo menos 878 jornalistas morreram de Covid-19 em 70 países, segundo a organização Press Emblem Campaign, com sede em Genebra. A América Latina lidera a lista de mortes por região, com mais de 460 casos. E o Brasil tornou-se o país com mais vítimas, um total de 111, passando a ocupar a posição que desde o início da crise era do Peru.

Por Luciana Gurgel | MediaTalks, Londres | @lcnqgur

A organização destacou o avanço rápido da doença entre profissionais de imprensa no País, que figura como o de pior registro em 2021: 50 mortes em apenas dois meses. O caso mais recente da lista é o do jornalista e escritor Nilo Alves, de Palmas.

A  Press Emblem Campaign  dedica-se a monitorar violência contra jornalistas. Desde o início da crise de saúde pública passou a acompanhar o drama dos profissionais de imprensa vítimas da Covid-19. A lista da entidade inclui um perfil de cada vítima, como forma de humanizar os números da doença.

Veja também as mais lidas do DT

Em maio passado o registro já era alto: 64 mortes em 24 países. Em novembro subiu para pelo menos 462 jornalistas de 56 países − um aumento de mais de sete vezes. Nesse mesmo período, o número total de mortes por pandemia em todo o mundo aumentou cinco vezes, de acordo com o Johns Hopkins Coronavirus Resource Center.

A diferença entre regiões é brutal. Na Europa, foram 158 mortes. A Itália figura como a nação da região onde mais jornalistas perderam a vida para a Covid-19, um total de 49. Na Ásia, a Índia aparece na liderança, mas não há números confiáveis de alguns países, como a China.

Fonte: Press Emblem Campaign

“Os profissionais da mídia têm um papel importante a desempenhar na luta contra o vírus. A segurança deles está particularmente em risco nesta crise,  pela necessidade de trabalhar no campo. Vários morreram por falta de medidas de proteção adequadas ao fazerem seu trabalho”, diz o relatório. 

Os dados do PEC dizem respeito apenas a jornalistas que morreram com Covid-19 cujos casos foram divulgados na mídia local, referenciados por associações de jornalismo ou registrados por correspondentes regionais da entidade.

“O que me surpreende é que, ao contrário da crença comum, muitos jornalistas morreram relativamente jovens”, disse Blaise Lempen, secretário-geral da PEC em uma entrevista à Global Investigative Journalism Network.

“Em países desenvolvidos como Itália, Estados Unidos e Grã-Bretanha, a maioria dos jornalistas que morreram de Covid-19 tinha mais de 70 anos, mas em países em desenvolvimento como Brasil, Índia ou África do Sul, eles eram mais jovens − a maioria deles na casa dos 50 ou 60 anos. ”

Ele acrescentou que é sempre difícil saber a origem da doença, mas acredita que muitas das infecções aconteceram no trabalho.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade