Quatorze aeroportos brasileiros têm lanches a preço popular

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(Edição do DT com agências)

Quatorze aeroportos brasileiros já oferecem lanches a preços tabelados, sob o selo “Lanche Popular”. A iniciativa da Infraero tem por objetivo ampliar a concorrência no comércio dos terminais, barateando itens básicos de bebida e alimentação. Em alguns casos, os produtos podem custar até 50% a menos do que em outras lojas no mesmo aeroporto.

Quinze itens têm preço padronizado nos terminais de São Paulo/Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba e Londrina (PR), Joinville (SC), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Manaus (AM), Belém (PA) e Maceió (AL), o último a inaugurar a lanchonete com preços diferenciados. Nesses aeroportos, uma campanha informativa divulga a marca “Lanche Popular”, que facilita a identificação e acesso às lanchonetes com banners explicativos.

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De acordo com a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação, os preços dos produtos de lanchonetes e restaurantes dos aeroportos são mal avaliados pelos passageiros. O levantamento considera a opinião dos viajantes sobre um conjunto de 49 indicadores – um deles é o “preço” de alimentos e bebidas. Nos últimos dois anos, o quesito registra uma melhora de 20%, mas se mantém entre as notas mais baixas do estudo.

“Os investimentos realizados nos últimos anos permitiram uma ampliação da oferta dos serviços comerciais, melhorando a percepção do passageiro”, pontua o diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação, Paulo Henrique Possas sobre a melhora na avaliação.

Alternativa

Os valores cobrados pelos alimentos sob o selo “Lanche Popular” são determinados a partir de pesquisas de mercado em estabelecimentos similares, em cada localidade. Os preços podem ser reajustados anualmente, mediante a realização de nova pesquisa. Os demais itens comercializados pelos estabelecimentos comerciais – com exceção dos 15 tabelados – são precificados livremente pelos comerciantes.

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