Reforma na pista do aeroporto não vai isolar cidades do Acre, diz ministro

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A ordem de serviço para a reforma na pista do Aeroporto Plácido de Castro, localizado em Rio Banco, orçada no valor de R$ 97 milhões, foi assinada nesta quarta-feira (8) com a presença do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

Na ocasião, o ministro anunciou que para impedir o isolamento de cidades do interior do Acre, dos 2.158 metros de pista, mil ficarão liberados para pousos e decolagens de aviões de pequeno porte, o que não estava previsto no projeto original. Franco falou também sobre a importância de deixar sempre uma parte da pista liberada, por conta de possíveis voos emergenciais para transporte de pacientes.

"Eles [os municípios] não vão ficar isolados. Não só as pessoas, como os pilotos e as companhias que operam em aviões menores, que estavam impedidos no projeto original, vão operar livremente durante o dia, porque iremos fazer a obra sempre deixando mil metros de pista em condições de operação", assegura.

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O ministro informou que os aeródromos no interior do estado também devem passar por reformas e o processo de licitação está previsto de iniciar após o segundo turno das eleições deste ano.

Franco acredita que é necessário modificar, através de uma medida provisória, os critérios de avaliações dos aeroportos na Amazônia, de forma que seja condizente com a realidade dessas regiões. "Certos níveis de excelência são desnecessários e têm obrigado a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] a fechar aeroportos por razões que não são justificáveis, e por isso eles continuam operando de maneira irregular", afirma.

Pista tem rachaduras e acúmulo de água

Segundo o diretor de engenharia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Edilson Teixeira, os voos comerciais e de grande porte vão continuar operando apenas na madrugada, da 0h às 8h. Teixeira diz que os mais de 2 mil metros da pista do aeroporto da capital acreana apresenta pavimento com ondulações, rachaduras, trechos com afundamento e acúmulo de água, que precisam ser reestruturados.

"Vamos fazer a drenagem de toda a parte de base da pista, reforço estrutural da PPD [Pista de Pousos e Decolagens], alargamento das pistas, reforço das pistas da taxiway, de acesso ao pátio e de acesso aos hangares. Esse é basicamente o investimento total", explica  Teixeira.

Segundo o diretor de engenharia, toda a reforma terá três fases de intervenção. A primeira com início quarta-feira (8), com assinatura da ordem de serviço, e finaliza em dezembro deste ano. A previsão é que a segunda inicie em maio de 2015, e a terceira começa em maio de 2016. "A expectativa é que todo o reparo na pista seja finalizado em junho de 2016", informou.

 

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