Representantes do turismo no Rio lançam Carta pela sustentabilidade no estado

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Durante o primeiro seminário UNISUAM, com o tema Turismo e Sustentabilidade, realizado no Rio de Janeiro na quarta-feira (11), lideranças do turismo lançaram uma carta com diretrizes para o desenvolvimento turístico pensando na sustentabilidade da atividade.

Leia a seguir a carta completa:

Veja também as mais lidas do DT

A presente carta, fruto do I Seminário UNISUAM sobre Turismo e Sustentabilidade, realizado no Auditório Arapuan Motta, no dia 11 de novembro de 2015, em função das palestras de Deise Correia, diretora da Resamundi; Vitor Vianna, diretor da Aventureiros de Nova Iguaçu; Sonia Mattos, diretora executiva do Preservale; e Bayard Boiteux, coordenador do curso de Turismo da UNISUAM recomenda:

I – Adotar as recomendações do Código de Ética Mundial do Turismo nas políticas públicas de Turismo e nas ações da iniciativa privada.

II – Desenvolver políticas de sustentabilidade nos meios de hospedagem e nos parques naturais como forma de fortalecimento da sobrevivência da humanidade.

III – Criar eventos no estado do Rio de Janeiro que valorizem a preservação do meio ambiente e da cultura local e possibilitem a integração da comunidade com o trade turístico.

IV – Criar uma campanha de conscientização do Rio Sustentavel para os moradores dos principais polos turísticos do estado, com ênfase na amabilidade.

V – Desenvolver uma certificação das propriedades que atendam o conceito de sustentabilidade com o selo Preservale.

VI – Criar o Prêmio UNISUAM/PRESERVALE que vai homenagear anualmente empresas ou pessoas que tenham desenvolvido projetos pioneiros.

VII – Estimular processos de certificação dos equipamentos e serviços turísticos que atendam critérios de sustentabilidade.

VIII – Estimular políticas de recuperação do patrimônio florestal, dos recursos hídricos, da paisagem e de cuidados com o descarte de resíduos sólidos.

IX – Colocar em prática a legislação em vigor, no que diz respeito à fiscalização para o uso sustentável dos recursos naturais e culturais.

X – Entender sustentabilidade como um conceito que se aplica a três grandes áreas: natureza, cultura e sociedade.

Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2015.

– Arapuan Netto – Reitor UNISUAM
– Nestor Rocha – Presidente do Preservale
– Carlos Serpa – Presidente Fundação Cesgranrio
– Aloysio Maria Teixeira – Presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ
– Bayard Do Coutto Boiteux – Presidente executivo do I Seminario UNISUAM sobre Turismo e sustentabilidade
– Sonia Mattos – Coordenadora Geral do I Seminário UNISUAM  Sobre Turismo e sustentabilidade  

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade