Mercado do Turismo: retomando o crescimento do setor

Por João Machado, presidente da Abav-RS –

O mercado do turismo é bastante sensível aos acontecimentos do Brasil e do mundo, sejam eles políticos, atentados terroristas ou epidemias. Qualquer ato externo pode deixar o turista inseguro em buscar determinado destino, por exemplo.  Já no cenário interno, frente aos mais recentes acontecimentos políticos brasileiros, o turismo logo é impactado pela variação cambial, que influencia sempre no fluxo de vendas. O importante é que, independente disso, a categoria segue trabalhando sempre em busca de resultados melhores.

 

Acredito que entre as maiores preocupações dos agentes ainda está a concorrência dos sites e empresas que vendem serviços online. Além, claro, de outros fatores de risco da própria profissão – como atender clientes desconhecidos e sem referência – e fatores da economia do Brasil que atingem não só o turismo, mas também impactam nosso setor.

 

Nos últimos anos a categoria tem atuado de forma mais unida, buscando o diálogo entre os diversos segmentos do nosso setor. Isso se reflete principalmente entre as entidades e associações do turismo, que tem buscado atuar de forma unificada na busca por melhorias e pelas próprias reivindicações do setor, trazendo bons resultados para todos.

A expectativa geral para o turismo é que as vendas voltem ao seu rumo normal, retomando o crescimento do setor

Todas as feiras dedicadas ao turismo enfrentam um período de mudanças e adaptações, buscando melhor se adequar às expectativas e necessidades do seu público. Vejo que a adesão a proposta de agendamentos, por exemplo, tem crescido muito, possibilitando grandes negócios para expositores e visitantes. Isso é sempre positivo, que as feiras se atualizem buscando suprir o que os agentes de viagens, principalmente, precisam.

 

A expectativa geral para o turismo é que as vendas voltem ao seu rumo normal, retomando o crescimento do setor. Esperamos que se mantenha um mercado mais acelerado como tínhamos até o último mês. E que as vendas sigam crescendo. Na ABAV-RS, nossa atuação dentro de entidade segue projetando o aumento em número de associados e um fortalecimento ainda maior.

João Machado, presidente da Abav-RS (Foto: divulgação)
João Machado, presidente da Abav-RS (Foto: divulgação)

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Voo inaugural da GOL é recebido com batismo especial em Florianópolis 

Na noite da última quinta-feira (9), a Gol Linhas Aéreas estreou uma nova rota no Aeroporto Internacional de Florianópolis, pousando às 23h30, oriunda de...

José Ozanir sai do Bourbon: “diversas funções exercidas me fizeram ficar tanto tempo”

O hoteleiro José Ozanir Castilhos não é mais o diretor de operações do Bourbon Atibaia Resort. Ele comunicou hoje ao DIÁRIO sua saída. REDAÇÃO DO...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Parques temáticos e de diversão de São Paulo poderão reabrir só outubro

Assim como as feiras comerciais, serão necessárias quatro semanas na fase verde antes do retorno Agências Estaduais Os parques temáticos e de diversão poderão reabrir em...

Etnia Casa Hotel, de Trancoso (BA), reabre em 15 de julho com tecnologia em biossegurança

Tudo pronto para a reabertura. Após publicação de decreto de autorização, pela Prefeitura de Porto Seguro, a Etnia Casa Hotel retoma suas atividades em...

Conheça os  tipos de hóspedes do Intercontinental Cartagena de Índias. Um pode ser você!

Preservando as características internacionais da marca, o Intercontinental Cartagena de Índias – possui serviços e produtos que seduzem qualquer tipo de hóspede Por Paulo Atzingen...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias