O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) realizou esta semana dois eventos de promoção do Rio de Janeiro voltados para o mercado de luxo. Os roadshows reúnem agências de viagem focadas em viagens de alto padrão em Curitiba (PR) e em Porto Alegre (RS), no encontro “O Rio de Vocês” em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. O objetivo é divulgar o destino e ampliar a comercialização dos produtos turísticos brasileiros deste segmento, aumentando assim, o ticket médio da cidade.
“O Rio CVB tem intensificado cada vez mais a promoção do Rio de Janeiro como um destino pronto para receber os turistas neste momento de retomada. O mercado de luxo tem uma grande importância nesse processo, já que, tradicionalmente, é um dos pilares para movimentar o turismo no Brasil, tanto com viagens domésticas quanto internacionais. A realização destes roadshows vem fortalecer a promoção desse tipo de viagem no Brasil e, especialmente, no Rio”, afirma Roberta Werner, diretora-executiva do Rio Convention Bureau.
Durante os encontros, os agentes vão acompanhar palestras sobre as novidades para o setor no Rio de Janeiro e sobre a estrutura voltada para o mercado de luxo. As iniciativas fazem parte de uma série de ações do Rio CVB para incentivar o desenvolvimento desta parcela do setor, entre elas a parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), além de vários estabelecimentos de luxo em seu quadro de associados.
Veja também as mais lidas do DT
Dados da BLTA apontam que o turismo de luxo movimenta US$ 1,54 trilhão no mercado global e gera um faturamento de R$ 871 milhões no Brasil, além de ser responsável por gerar 330 milhões de empregos. Já a International Luxury Travel Market realizou uma pesquisa que apontou que 62% dos agentes e consultores de viagens perceberam um aumento nos gastos dos clientes com viagens.