Semana de Arte Moderna tem roteiro temático de 100 Anos com atrações imperdíveis

Continua depois da publicidade

Fãs do Modernismo podem curtir programação especial de celebração do centenário da Semana de Arte Moderna, entre os dias 11 e 18 de fevereiro.

EDIÇÃO DO DT com agências

A cidade de São Paulo, palco do movimento cultural que marcou a história, a cultura, a arte e a literatura brasileiras, recebe, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 2022, uma programação especial com diversas atrações para celebrar a data.

Veja também as mais lidas do DT

A São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos da cidade, preparou o Roteiro Temático 100 Anos da Semana de Arte Moderna, itinerário com versões em inglês e espanhol que traz informações completas sobre a herança modernista na cidade, suas influências na arquitetura, na história, nas artes, na literatura e na cultura paulistana e brasileira.

Museu de Arte Moderna de São Paulo é referência em exposições de arte contemporânea – Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Marco na história da arte brasileira

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco na história da arte brasileira. O evento, ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, nas dependências do Theatro Municipal de São Paulo, e contou com exposições, concertos e saraus dos chamados “vanguardistas”. A manifestação artística representou não apenas uma ruptura ao parnasianismo, mas também a busca por uma arte com liberdade de expressão, que de fato representaria o Brasil daquela época. O Modernismo encontrou em São Paulo seu local ideal de expressão, devido à presença de diversas culturas e etnias e à crescente modernização e industrialização da cidade, que concentra alguns dos principais museus e galerias de arte do país.

O Roteiro Temático 100 Anos resgata momentos marcantes da história brasileira que culminaram com a Semana de Arte Moderna, além de trazer também imagens históricas da cidade na época. A iniciativa traz, ainda, a biografia resumida dos principais personagens do Modernismo, como o escritor Mário de Andrade, o músico Heitor Villa-Lobos, o poeta Manuel Bandeira, o pintor Di Cavalcanti e o escritor Victor Brecheret.

Uma das últimas casas originais da Vila Modernista no Jardins Paulista, em São Paulo – Fotos: Daniel Deák/SPTuris.

O leitor pode descobrir, por meio do Roteiro Temático, as ruas paulistanas que fazem parte dessa história, com seu retrato de época, e diversos pontos turísticos marcantes para visitação, como a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o Theatro Municipal, a Vila Modernista, o Museu de Arte Moderna e o Masp. Ao todo, são 35 pontos turísticos elencados no guia.

Liberdade de expressão

Destaque para o Museu de Arte de Rua, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que cataloga os principais grafites e murais a céu aberto da cidade, e onde existe liberdade sem amarras técnicas, que refletem a cultura da cidade, como a arte urbana e os grafites. Existem inúmeros exemplos de murais pintados por São Paulo, mas alguns locais se sobressaem, como o Beco do Batman, na Vila Madalena, o Aquário Urbano, na República e a Praça Paulo Kobayashi.

Para completar o Roteiro, a SPTuris preparou um Glossário Modernista, com referências ao Impressionismo, Movimento Antropofágico, Cubismo e Expressionismo.

O que mudou em 100 anos? Como a cidade enxerga o “Novo Modernismo”?

Pensando nessas questões, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, criou o Modernismo 22+100, grupo responsável pela agenda cultural da Semana de 22, que vai desde o Aniversário da cidade até o Bicentenário da independência do Brasil. Em paralelo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo chega com uma rica programação para a comemoração do centenário. Museus, bibliotecas, casas literárias e fábricas de cultura recebem exposições, apresentações de dança, batalhas de poesias, palestras on-line, exibições de filmes e mais.

Para conferir a programação, acesse: http://22mais100.prefeitura.sp.gov.br

Roteiros Temáticos

Diversos Roteiros Temáticos preparados pela SPTuris estão disponíveis gratuitamente para download no site www.cidadedesaopaulo.com.

Outros roteiros temáticos também disponíveis são: Independência do Brasil; Afro; Mirantes; Cidade Criativa; O Café a História da Cidade; Arte Urbana; Arquitetura pelo Centro Histórico; Ecoturismo e Agroecologia; Futebol; Geek; Zona Leste; Polo de Ecoturismo; São Paulo e suas Faces; Fé e Espiritualidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade