Sete aeroportos concentrarão 72% do movimento de passageiros no carnaval

Continua depois da publicidade

Cerca de 5,3 milhões de pessoas devem passar pelos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE) entre os dias 12 e 23 de fevereiro, período que compreende a Operação Carnaval definida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

O número considera uma ocupação estimada de 85% dos 6,2 milhões de assentos disponíveis para o período e representa um aumento de 14% em relação aos mesmos 12 dias de operação em 2014, quando 4,6 milhões de pessoas circularam por esses terminais.

Esses aeroportos foram escolhidos para a operação por estarem em cidades que tradicionalmente registram maior fluxo de turistas no carnaval, como é o caso do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, e também pela alta circulação de passageiros nos terminais – Congonhas, Guarulhos e Brasília

Veja também as mais lidas do DT

A previsão é de maior movimento no dia 13, quando mais de 490 mil passageiros são esperados nesses aeroportos. Por outro lado, o dia de menor circulação deve ser o dia 15, com aproximadamente 388 mil pessoas circulando.

Fonte: ANAC
Fonte: ANAC

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) estima que ocorram 38 mil pousos e decolagens nesses terminais nos 12 dias de operação. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que, entre os dias 11 e 20 de fevereiro, as companhias aéreas disponibilizaram 1,2 mil voos extras para esses sete terminais, além de Viracopos, em Campinas (SP).

Já a movimentação em todos os 60 aeroportos administrados pela Infraero deve ser de 3,6 milhões de embarques e desembarques de 12 a 23 de fevereiro. Quando se acrescenta a esse número os aeródromos concedidos de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), Confins, em Belo Horizonte (MG) e Viracopos, em Campinas (SP), a movimentação sobe para 7,4 milhões de operações.

Planejamento

Para garantir a tranquilidade na operação aeroportuária, a Conaero planejou a Operação Carnaval nos mesmos moldes da Operação Fim de Ano, quando foram registrados baixos índices de atrasos durante o período de Natal, réveillon e férias.

Outra ação dentro do planejamento elaborado pela Conaero é a prevenção. Manutenções de escadas rolantes, elevadores e pistas são realizadas previamente, para que toda a infraestrutura esteja em boas condições para receber os usuários.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade