St. Petersburg/Clearwater quer vender seus atrativos para mais brasileiros

Continua depois da publicidade

A Costa Oeste da Flórida, mais conhecida como Costa do Golfo do México, é conhecida por suas cidades mais tranquilas e de perfil mais familiar do que as das badaladas cidades do outro lado do estado.

Por Amadeu Castanho – editor adjunto do DIÁRIO


Algumas delas ficam na região de St. Petersburg/Clearwater, que além dessas duas cidades reúne outras como Dunedin, Palm Harbour e Tarpon Springs, além de um grande número de praias de mar calmo e areias finas e macias.

Veja também as mais lidas do DT

Um dos destinos que integrou a missão do Visit Florida que visitou o Brasil na semana passada foi justamente essa região, mais conhecida como simplesmente St. Pete/Clearwater, e que fica próxima à cidade de Tampa.

Quem representou o destino foi a pernambucana Andrea Gebel, Gerente de Vendas Senior do St. Petersburg Clearwater Convention and Visitors Bureau. Ela concedeu uma entrevista exclusiva para o Diário do Turismo e contou que trabalhava em hotelaria no Brasil, mas foi convidada para ir trabalhar em um hotel no Sul dos Estados Unidos e acabou ficando por lá.

Andrea
Andrea Gebel, Gerente de Vendas para América Latina do Visit St.Pete/Clearwater –
(crédito: Geovana Fraga)

Ela comentou que tem a vantagem de representar um destino que é relativamente novo e ainda pouco conhecido pelos brasileiros, embora eles já figurem na quarta posição entre os visitantes internacionais de St. Petersburg/Clearwater.

Embora isso já seja considerado positivo, obviamente não é o suficiente, o que motiva a equipe do Convention and Visitors Bureau a se esforçar, procurando agradar aos turistas brasileiros e seus agentes de viagens e operadores, começando pela oferta de materiais promocionais em Português e incluindo conteúdo no site de divulgação do destino e passando por comunicados de imprensa também na nossa língua, atualizados a cada três meses.

Perfil dos turistas brasileiros
Centro de St. Petersburg à noite
Vista do centro de St. Petersburg à noite (crédito: SPCCVB)

Andrea destacou que os brasileiros não são turistas que se limitem a ficar no hotel e curtir a praia: “eles curtem nossas praias premiadas, que foram destacadas entre as dez melhores dos Estados Unidos; eles vão conhecer o Museu Dalí, que é o que tem a maior quantidade de obras do artista surrealista catalão fora da Espanha, eles vão almoçar e jantar nos nossos restaurantes, eles saem para fazer compras”.

Se aprofundando no detalhamento do perfil dos turistas brasileiros que visitam a sua região, a executiva explicou que a maioria deles procura conhecer algo diferente de destinos tradicionais como Miami e Orlando. “Eles até vão visitar os parques de Orlando, mas já conheceram esses parques anteriormente e se limitam a visitas curtas em vez de passarem muito tempo os explorando”, comentou.

Reflexos da pandemia e públicos-alvo

Falando dos reflexos do período de pandemia sobre o movimento turístico, ela comentou que já é possível perceber uma recuperação no fluxo de turismo de lazer, mas no que diz respeito ao turismo corporativo, com reuniões e eventos, a recuperação ainda deixa a desejar.

Ao abordar os públicos que são foco do trabalho do Convention and Visitors Bureau no Brasil, ela revelou que embora o principal alvo continue sendo o trade turístico, cada vez mais isso é complementado por ações direcionadas para os consumidores finais, uma estratégia que foi possível perceber que é adotada tanto pelo Visit Florida quanto pelos outros destinos que integraram a missão que visitou o Brasil no final de abril.

Destaques de St. Petersburg/ Clearwater
Pier 60, na região de St. Petersburg/Clearwater
Pier 60, na região de St. Petersburg/Clearwater (crédito: SPCCVB)

A executiva aproveitou a entrevista para lembrar alguns dos destaques de St. Petersburg/ Clearwater, como o clima, que oferece uma média de 361 dias de sol por ano, com uma temperatura média de 27,2 graus Celsius, o que é muito bom para um destino que tem 56 quilômetros de praias de areia fina e oferece um impactante por-de-sol.

Além de ter três de suas praias (Treasure Island Beach, St. Pete Beach e Clearwater Beach) listadas entre as 25 melhores praias dos Estados Unidos pelo TripAdvisor, a região também foi incluída entre os 50 destinos para viajar em 2022 recomendados pela prestigiosa revista Travel + Leisure e foi destacada pela também renomada revista Condé Nast Traveler pela sua agitada cena cultural.

O destino abriga mais de 30 museus, além de galerias e exposições ao ar livre. O número de estúdios e galerias chega a 40, que cultivam a tradição de no segundo sábado de cada mês abrirem as portas para visitas gratuitas do público. Mais de 100 coloridos murais urbanos, de qualidade internacionalmente reconhecida, complementam a oferta cultural.

Andrea lembra a ampla oferta de restaurantes de qualidade e a ampla oferta de pratos de pescados e frutos do mar do Golfo. Para acompanhar, a sugestão é que os visitantes conheçam o roteiro Gulp Craft Beer Trail, que reúne mais de 35 cervejarias artesanais com uma programação de eventos semanais e música ao vivo diariamente

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade