InícioEconomia do turismoDória anuncia nesta terça-feira (5) pacote para companhias aéreas

Dória anuncia nesta terça-feira (5) pacote para companhias aéreas

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anuncia nesta terça-feira (5) um pacote de medidas para ajudar o setor aéreo.

Folha de São Paulo

Ele atende o apelo de empresas aéreas, por meio da ABEAR (Associação que reúne Latam, Gol, Azul e Avianca) que foram ao governo pedir a redução de 25% para 12% na alíquota de ICMS do querosene de aviação dos voos domésticos.

Segundo a Folha, o secretário da Fazenda e do Planejamento paulista, Henrique Meirelles confirmou na última sexta-feira (1º) que o setor os procurou, alegando que, em São Paulo, o tributo é muito superior ao cobrado em outros estados. Meirelles disse também que o governo estudava atender o pedido.

De acordo com o secretário, as empresas calculam que a perda do estado em receita com o ICMS do combustível dos aviões seria de R$ 205 milhões em um período de até 12 meses, mais do que compensada por um ganho de R$ 327 milhões no ano seguinte.

O pedido existe há mais de uma década e fora negado por governos tucanos anteriores. Em 2017, quando o Senado avençou na discussão da redução do ICMS do combustível no país o governo paulista ameaçou elevar o imposto de outros produtos para compensar a perda de arrecadação.

Na época, a Secretaria da Fazenda estimava perda superior a R$ 300 milhões ao ano.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque