Três perguntas para o secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez

Continua depois da publicidade

Um segundo semestre recheado de eventos e festivais aguarda os turistas e visitantes que forem a Santos, no litoral de São Paulo. Entre esses atrativos de lazer e entretenimento ganha destaque o Santos Jazz Festival & Co, agora em julho, o  19º aniversário da Linha Turística do Bonde em setembro e os 50 anos do milésimo gol de Pelé que será comemorado em novembro. “Somam-se a isso os inúmeros atrativos da cidade”, afirma o secretário de Turismo do município, Odair Gozalez.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Em entrevista exclusiva ao DT, Gonzalez fala também dos recursos recebidos do governo Estadual por meio do Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos,  (Santos é estância turística  e recebeu no ano passado R$ 34 milhões, que foram destinados à restauração de monumentos, de patrimônios históricos e para obras de infraestrutura, entre elas melhorias de acesso a locais turísticos).   Gonzalez aproveita e fala sobre a importância dos cruzeiros marítimos para a cidade praiana: “Os turistas dos navios de cruzeiro são muito importantes para a cidade e estamos sempre buscando aprimorar o atendimento a esse exigente público”. A seguir a entrevista completa:

DIÁRIO DO TURISMOSecretário, quais são as perspectivas para o segundo semestre em termos de turismo receptivo?

Veja também as mais lidas do DT

ODAIR GONZALEZ – As perspectivas são as melhores possíveis, já que Santos tem cenários e atrações para públicos de todas as idades e interesses. A cidade está sempre pronta para receber os turistas, o ano todo. E a programação da cidade está cheia de variadas atrações para este segundo semestre, o que possibilitará às agências de turismo receptivo oferecer uma gama de opções de roteiros para atender às expectativas dos turistas.

Ainda em julho, de 25 a 28, por exemplo, haverá o Santos Jazz Festival & Co., que ocupará quatro espaços da cidade, dois deles no Centro Histórico. No dia 27 de julho, o Centro Histórico será palco para o 8º Valongo Moto Classics, que reúne colecionadores, restauradores e amantes de motos, verdadeiras preciosidades. Os participantes serão recepcionados por bandas de jazz itinerantes e contarão com toda infraestrutura de apoio.

Em agosto, há a tradicional Festa do Bom Jesus da Ilha Diana. Trata-se de um evento bastante tradicional, interessante e diferente, com dois dias de programação, que inclui gastronomia caiçara e procissão de barcos e pela ilha.

Em setembro, a cidade comemorará o 19º aniversário da Linha Turística do Bonde. Queremos fazer uma grande festa, com dois dias de programação cultural e gastronômica, envolvendo as nações que cederam bondes para Santos, ou seja Portugal, Itália, Japão e Escócia.

Milésimo Gol: “Nossa intenção é realizar uma partida com jogadores do Vasco da Gama e do Santos FC, com a presença do Rei do Futebol e do goleiro argentino Andrada, que levou o gol histórico, em um pênalti”.

Em 19 de novembro, lembraremos os 50 anos do milésimo gol de Pelé. Nossa intenção é realizar uma partida com jogadores do Vasco da Gama e do Santos FC, com a presença do Rei do Futebol e do goleiro argentino Andrada, que levou o gol histórico, em um pênalti. Já estamos fazendo gestões junto a parceiros argentinos, que se comprometeram a nos ajudar nessa empreeitada.

Queremos também promover um concurso de fotografias do Centro Histórico, de forma a valorizar essa região, que foi o berço de Santos. A intenção é envolver fotógrafos e as associações para esse concurso, que contará com premiação e exposição dos trabalhos no Museu Pelé.

Entre 14 e 17 de novembro, Santos realiza o maior evento gratuito de cultura pop do país, o Santos Criativa Festival Geek, que contará com a presença, já confirmada, do comediante mexicano Carlos Villagrán, o Kiko, do seriado Chaves. No ano passado, o evento reuniu 45 mil pessoas pelas ruas e construções centenárias do Centro Histórico, contando com mais de 100 atrações diferentes, entre elas shows musicais, feiras de artigos geek, exposições de artistas de quadrinhos, campeonatos de videogame e batalhas medievais, além de workshops e painéis com personalidades nacionais e internacionais..

Já em dezembro, queremos fazer uma grande festa no Valongo, um dos bairros mais antigos de Santos, com iluminação especial nas ruas e nos bondes, e realização de um Auto de Natal digno das tradições da cidade. Toda essa programação envolve os mais diferentes setores da Administração Municipal e ainda produtores culturais.

 

DIÁRIO O município, como estância turística, recebe do governo estadual uma suplementação orçamentária para os seus equipamentos. Quais foram os investimentos com essa suplementação?

ODAIR GONZALEZ – Na verdade, não é uma suplementação. É um recurso específico, via Dadetur,  que consta do orçamento estadual. São verbas cujo montante depende da importância da economia da cidade. No ano passado, Santos, enquadrada como Município Turístico, recebeu cerca de R$ 34 milhões, destinados à restauração de monumentos, de patrimônios históricos e para obras de infraestrutura, entre elas melhorias de acesso a locais turísticos. Para este ano, foram aprovados recursos para obras como restauro do Centro de Cultura Patrícia Galvão, onde se encontra o Teatro Municipal Braz Cubas; reforma e restauro do Armazém de Bagagens do Valongo, do Outeiro de Santa Catarina e da Casa do Trem Bélico, além de melhorias gerais em vias públicas e na escadaria do Monte Serrat.

DIÁRIOO turista de cruzeiro é ou não é importante para a economia da cidade?

ODAIR GONZALEZ – É muito importante, claro! Os que embarcam em navios regulares têm a oportunidade de permanecer na cidade antes ou depois do cruzeiro. Se não fosse fazer essa viagem, talvez esses turistas nem tivessem a chance de conhecer Santos. Eles se hospedam, consomem no comércio, visitam as atrações turísticas e movimentam a economia local. A cidade também está na rota dos navios em trânsito, que também trazem a Santos turistas da mais diferentes nacionalidades para conhecer nossas belezas, shoppings e a orla, onde se encontra o maior jardim à beira-mar do mundo. Durante um dia, eles têm oportunidade de passear pela cidade, deslocar-se em táxis, adquirir lembranças, experimentar nossa culinária, enfim, aquecer também nossa economia.

Importante destacar ainda que a MSC contará, na temporada 2019-2020, com quatro transatlânticos com embarques em Santos, entre eles o Sinfonia, há 10 anos sem atracar no porto. Ele fará embarques em Montevidéu e Buenos Aires e terá escalas em Santos. Também da MSC, o Seaview, que foi batizado em Santos pela apresentadora Xuxa Meneghel, o maior transatlântico a navegar na costa brasileira, com capacidade para 5.429 passageiros, confirmou embarques em Santos, o mesmo acontecendo com os transatlânticos Fantasia e Poesia. Os turistas dos navios de cruzeiro são muito importantes para a cidade e estamos sempre buscando aprimorar o atendimento a esse exigente público.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade