InícioAviaçãoTribunal dos EUA recebe cobrança í  falta de regras...

Tribunal dos EUA recebe cobrança í  falta de regras sobre assentos de avião

Um tribunal de apelações dos Estados Unidos ouviu nesta segunda-feira (12), argumentos de um grupo de reclamantes que exigem à Administração Federal de Aviação (FAA) um balizador que estabeleça dimensões mínimas de assentos em aviões de passageiros.

A reportagem da Reuters informa que em 2018, o Congresso americano disse que a FAA dentro de um ano tinha que emitir regulamentos que estabelecessem dimensões mínimas para os assentos dos passageiros – incluindo mínimos para a altura, distância, largura e comprimento dos assentos – “que são necessários para a segurança dos passageiros”.

Assento pitch – a distância de um assento de volta para o outro – em companhias aéreas de baixo custo Spirit Airlines (SAVE. N) e Frontier Airlines (ULCC. O) está entre os mais apertados da indústria – com 71 cm. A média para outros assentos econômicos principais é de cerca de 30 a 31 polegadas.

“Atualmente, não há dimensões mínimas de assentos”, disse Michael Kirkpatrick, advogado da FlyersRights.org. “Talvez eles vão codificar as dimensões atuais dos assentos e o status quo para todas as condições necessárias para a segurança, então talvez haja um desafio sobre os méritos. Mas o ponto aqui é que não há regulamentação agora no campo do assento, largura ou comprimento.”

O Departamento de Justiça disse que o “exame das evidências existentes pela FAA ainda não demonstrou uma necessidade de segurança para as dimensões mínimas dos assentos”, mas a FAA continua a “examinar diligentemente” a questão.

O governo argumenta que a FAA não precisa emitir regras se os regulamentos “não forem necessários para proteger a segurança dos passageiros”, enquanto o grupo de pilotos disse que sem ação judicial “a FAA continuará a tratar a exigência estatutária como uma baixa prioridade que possa ignorar indefinidamente”.

Em agosto, a FAA procurou comentários públicos e já recebeu 11.700 comentários. O período de comentários se encerra em 1º de novembro.

As regras atuais dizem que as companhias aéreas devem ser capazes de evacuar os passageiros dentro de 90 segundos e não define os requisitos de tamanho do assento.

Em julho de 2018, a FAA disse que não regulamentaria o tamanho dos assentos. As margens das companhias aéreas poderiam sofrer se tivessem que reconfigurar aviões e eliminar assentos.

A FlyersRights afirma que o assento da companhia aérea dos EUA encolheu de 3 a 7 polegadas desde 1970, enquanto a largura do assento diminuiu mais de uma polegada.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque