Turismo brasileiro caiu 3,1% no primeiro semestre de 2021

Continua depois da publicidade

A expectativa é que o ritmo de retomada aumente com o avanço da vacinação e flexibilização das restrições, aponta estudo da FecomercioSP

POR REDAÇÃO

O turismo brasileiro apresentou uma queda 3,1% (retração de R$ 1,9 bilhão no faturamento) no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020. É o que mostra o levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A atividade que mais puxou a redução foi o transporte aéreo, com uma queda de 16,2%. O transporte terrestre, por sua vez, apresentou uma alta de 8,2%. Por enquanto, o levantamento mostra que cinco dos seus grupos analisados permanecem no negativo. As maiores quedas foram notadas nos grupos transporte aéreo (45,2%), serviços de alojamento e alimentação (29,7%) e atividades culturais, recreativas e esportivas (25,3%).

Veja também as mais lidas do DT

Presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui observa que, apesar de os números serem negativos, o turismo de lazer está crescendo. “Será muito importante que os empresários do setor desenvolvam estratégias de divulgação, promoções e fidelização de clientes para que o turismo doméstico se mantenha como item constante no orçamento das famílias”.

Perspectiva ampliada

Na perspectiva anual, contudo, todos os grupos apresentam crescimento no faturamento, destacando-se o transporte aéreo (149%) e serviços de alojamento e alimentação (65%). No entanto, a base de comparação é frágil, já que a atividades estavam praticamente “paradas” no auge da pandemia, o que explica estas variações expressivas.

Em junho, por exemplo, o setor faturou R$ 10,2 bilhões, representando uma melhora de 47,3% na comparação com 2020.

A expectativa é que o ritmo de retomada aumente com o avanço da vacinação e flexibilização das restrições. Esse cenário só irá se concretizar se os protocolos de segurança forem respeitados, como uso de máscaras de qualidade, distanciamento social, higienização. A vacinação é considera essencial para a retomada do setor.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade