Turismo na Espanha cresce 2,9% e visitantes deixam € 49 bi no país

Continua depois da publicidade

A atividade turística na Espanha cresceu 2,9% em 2014, com a chegada de 65 milhões de estrangeiros, 7,1% a mais do que em 2013, conforme estimativas de Exceltur, a entidade patronal do setor.

Os turistas deixaram no país 49 bilhões de euros (R$ 149.049.871.884), 3,9% a mais do que no ano anterior.

Este crescimento do PIB turístico supera em cinco décimos as previsões da Exceltur, que apontava em outubro do ano passado a uma alta de 2,4%, e dobrará a taxa de crescimento prevista para o conjunto da economia espanhola.

Veja também as mais lidas do DT

Desta forma, o turismo consolida sua capacidade para impulsionar a recuperação econômica e o trabalho, com a criação no ano passado de 53.213 empregos líquidos.

Isso contribui, por sua vez, com o desenvolvimento de outros setores ligados, como o comércio e, em menor medida, a construção, através da reabilitação de regiões turísticas, destacou nesta terça-feira o vice-presidente executivo da Exceltur, José Luis Zoreda de la Rosa.

Embora a receita gerada pelo turismo estrangeiro na Espanha fortaleça o país, reduzindo o risco, a Exceltur advertiu que continua diminuindo a despesa média por turista tanto em termos nominais, com uma queda de 3%, quanto reais, com 3,4%, ao descontar a inflação.

A boa quantidade de turistas acompanha uma gradual recuperação da demanda nacional, que se consolidará em 2015, apontou Zoreda em entrevista coletiva.

Na Espanha, o turismo fornece mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). (EFE)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade